A Catedral de Vilnius

Vilnius, capital da Lituânia (e uma das mais belas cidades europeias), é cheia de atrativos e o que mais chama a atenção no primeiro contato do turista com a cidade é a sua Catedral.

Construída no século XVIIII, em estilo barroco, substituiu um templo pagão que existia no local. Posteriormente, o arquiteto Laurynas introduziu o estilo classicista francês e somou elementos que lembravam os templos gregos, como as suas colunas. O resultado disso é um maravilho prédio branco perolado com esculturas, colunas e tetos decorados. No altar-mor, decoração em ouro e prata, e na belíssima cripta, encontra-se o afresco mais antigo da Lituânia, datado do século XIV.

Foi fechada pelos soviéticos em 1950 e usada como garagem dos caminhões do exército. Posteriormente, foi transformada em galeria, mas, com o processo de independência da Lituânia, voltou a ser Catedral, por volta de 1989.

À frente da Igreja, fica o magnífico campanário, também, na cor branca e em andares com janelas. É possível subir até ao topo, para se ter uma bela vista da praça e da cidade.

Ambos estão localizados bem ao centro da cidade e são locais de partida ideais para explorá-la. Para os seus moradores, a praça é ponto de encontro e de referência para todas as coisas e eventos. Fiquei muito encantada com o lugar e com a excelente energia das pessoas.

 

A belíssima Catedral de Vilnius, na Lituânia, e o Campanário

 

Colunas gregas da Catedral de Vilnius

 

Catedral de Vilnius, ao final de tarde

 

Vista do Campanário

 

Detalhes do teto (parte externa), da Catedral de Vilnius

 

Praça da Catedral de Vilnius, Lituânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *