A Fortaleza de Hohensalzburg

Salzburg, terra natal do compositor Mozart, é uma das mais belas cidades da Áustria. Logo na chegada, chama a atenção dos visitantes um imponente castelo no topo da montanha Festungsberg (como se vigiasse o município a seus pés). Na verdade, a construção, denominada Hohensalzburg, é uma fortaleza medieval erguida no século XI, com 250 metros de comprimento, para servir de refúgio aos bispos, em situação de perigo, de Salzburg. O castelo sofreu algumas transformações ao longo do tempo e o aspecto atual é o que existe desde o século XVI.

Para se chegar à Fortaleza de Hohensalzburg (ainda que seja possível subir a pé), a maneira mais rápida é através do funicular que leva apenas alguns segundos até o topo. Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou junto com o “Salzburg Card” que permite o acesso a diversos lugares e museus. É aconselhável reservar, no mínimo, uma hora para a visitação.

No castelo, o que mais chama a atenção é a belíssima e incrível vista panorâmica da cidade de Salzburg. É possível ver tanto o rio atravessando a cidade, quanto diversos pontos turísticos dessa. Caminhando ao redor de Hohensalzburg, o visitante se depara com diversas torres (como a que restou da antiga cozinha): a da Hasemturm (Torre da Lebre) e a do Schwefeiturm (Torre do Enxofre). Nos pátios externos, existem canhões antigos que apontavam para a cidade. No interior da Fortaleza, é possível apreciar detalhes da construção e de ambientes com mobiliário da época. Fiquei encantada com a riqueza de um dos tetos e com um fogão finamente decorado. Antes de usar o funicular para o retorno à cidade, recomendo uma visita à lojinha de souveniers que vende artigos em pedras e metais preciosos.

 

A Fortaleza de Hohensalzburg (no alto da montanha Festungsberg), Salzburg, Áustria

 

Trilho do funicular que leva o visitante ao topo

 

Uma das laterais do castelo

 

Uma das torres da Fortaleza

 

Área externa e um dos canhões

 

As Torres Hasenturn e Schwelturn

 

Escadaria interna de Hohensalzburg

 

Salão com antigo teto decorado

 

Fogão finamente decorado

 

Um dos móveis expostos no interior do castelo

 

Fortaleza de Hohensalzburg, Salzburg, Áustria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *