Aix-En-Provence

Aix-En-Provence é uma cidade charmosa e luxuosa ao sul da França, situada na bela região de Côte d’Azur e fundada em 122 AC, pelos romanos. Nela está instalada a maior universidade francesa, a Aix-Marseille e é, também, a terra natal do pintor Paul Cézanne.

Para chegar a Aix, o ideal é descer no aeroporto de Marselha e pegar um táxi – o percurso dura 20 minutos. Ônibus, também, realizam o percurso entre Marselha e Aix, com várias opções de horários. O TGV, trem de alta velocidade, conecta Aix a diversas cidades. Uma dica para hospedagem está em escolher hotéis fora de seu centro, onde a despesa será maior. Indico o Hotel Kyriad Prestige que fica a 15 minutos de caminhada até ao centro de Aix. Para maiores informações e reservas, consulte alessandra@traveltour.com.br.

A cidade possui um Centro de Informações Turísticas, próximo à Praça Rotonde, onde é possível comprar passeios para os arredores e ingressos para os museus.

No verão, fica repleta de turistas, pois nesse período é ponto de partida para as visitas aos campos de lavanda, da região de Provence. Aix é famosa, igualmente, pelas suas fontes e jardins. A Cours Mirabeau, principal avenida de Aix, foi construída no século XVII e abriga construções elegantes da época e é parada obrigatória para saborear a culinária local, baseada em frutos do mar – além do famoso molho Aïoli e o Ratatouille.

Durante a minha estadia em Aix, aproveitei para conhecer e degustar os famosos vinhos rosé. A Provence é responsável por 40% da produção de vinhos da França e os rosés mais famosos são produzidos, exatamente, em Aix.

Próximo à Praça da Prefeitura, está localizada a Catedral de São Salvador, construída entre os séculos V e XVIII, em vários estilos arquitetônicos, como o gótico, barroco e romano. A região possui restaurantes, cafés e bares com preços bem melhores do que os encontrados na avenida Cours Mirabeau.

 

Praça Rotonde

 

Avenida Cours Mirabeau

 

Feira em Aix-En-Provence

 

Fonte em Aix

 

 

 

Aix-En-Provence

 

Praça da Prefeitura e Catedral de São Salvador

Nos arredores de Aix está localizada a represa Bimont, reservatório de água que abastece Marselha e Aix, formando um belo lago aos pés da montanha Sainte Victoire, imortalizado pelo pintor Paul Cézanne. O lago fica apenas a 10 minutos de carro do centro.

 

Represa Bimont

 

Represa Bimont e Monte Sainte Victoire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *