Alexanderplatz: o Coração de Berlim

Alexanderplatz ou, simplesmente, Alex (como é chamada pelos alemães) é a maior e a mais famosa praça de Berlim e, também, por onde o visitante deve começar a explorar a cidade. Não pense, contudo, em encontrar um lugar diferenciado, pois a Alexanderplatz está distante da beleza de suas congêneres europeias. A praça, porém, é carregada de história e foi símbolo da época comunista, quando essa parte da cidade pertencia à Berlim Oriental. Em particular, senti forte emoção na Alex pelas recordações da leitura ao belo romance de Alfred Döblin, Berlin Alexanderplatz.

O nome da praça deve-se à visita que o czar russo Alexander I fez à Berlim, em 1805. Em passado mais remoto, o local foi ocupado por uma feira de gado. Atualmente, construções da década de 60, lojas de departamento, hotéis e restaurantes dividem esse espaço. Dois monumentos chamam a atenção dos turistas: o Urania-Weltzeituhr – um enorme relógio que mostra os nomes das principais capitais do mundo e as suas respectivas horas (dezenas de turistas se reúnem ao seu redor, procurando pelas cidades do seu país) – e a torre de televisão Fernsehturm – a mais alta construção da cidade (365 metros de altura) com uma linda esfera de metal, revestida em aço, no seu topo. Erguida em 1969, pode ser vista de diversos pontos da cidade. Possui um mirante e um café na parte mais alta, acessados por elevador (os ingressos são vendidos na bilheteria localizada na base da torre).

No verão, a Alexanderplatz fica repleta por moradores e turistas que aproveitam os dias quentes e longos, em um de seus bares (apreciando a famosa cerveja local, a Berliner). Fiquei encantada com a iluminação da praça à noite.

Diversas linhas de ônibus, metrô ou trem de superfície passam pela Alexanderplatz. A principal estação de trem, com conexões internacionais, fica a poucos minutos da praça, assim como da Ilha dos Museus. Todas essas características fazem da Alexanderplatz e dos seus arredores lugar ideal para a hospedagem.

 

Alexanderplatz e a entrada do metrô, Berlim, Alemanha

 

Alexanderplatz e pessoas sentadas na Fonte da Amizade, em Berlim, na Alemanha

 

O Relógio do Mundo

 

A Torre de Televisão e o Relógio

 

A Alexanderplatz e a Torre de Televisão

 

Vista da Torre de Televisão Fernsehturm, Berlim, Alemanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *