Bruges: o Cartão Postal da Bélgica

Bruges é uma pequena cidade belga, com pouco mais de 110 mil habitantes, distante 100 km de Bruxelas e com várias opções de transporte, partindo de diversas cidades europeias, o que inclui os trens de alta velocidade Eurostar e Thalys. A cidade é de origem medieval e já foi importante centro comercial na antiga Europa. Possui um centro histórico bem preservado que foi, totalmente, repaginado, por volta de 1870, e, no ano de 2000, foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Logo na chegada, o visitante percebe que a cidade é cortada por diversos canais, razão pela qual é conhecida como a “Veneza do Norte”. Durante o verão, o passeio de barco pelos canais é um dos preferidos pelos turistas. É bom lembrar que os tíquetes para esse são vendidos no local de embarque, próximo à Igreja de Nossa Senhora, e somente pode ser pago em dinheiro vivo. No inverno, os horários dos passeios são irregulares e dependem das condições do tempo.

O principal ponto turístico e local da cidade é o Grote Markt, uma ampla praça que abriga importantes construções, como o campanário com 83 metros de altura e o edifício neogótico, sede do Governo Provincial. Bem próxima à essa, está situada outra praça famosa, a Burg, onde estão localizados o belíssimo prédio da Prefeitura, em estilo gótico, e a Catedral do Sangue Sagrado. No Grote Markt, entre novembro e início de janeiro, funciona o Mercado de Natal, com barraquinhas vendendo roupas de lã, enfeites e comida típica. A iluminação de Natal realça, ainda mais, o colorido das construções ao redor da Praça.

Bruges é, também, um paraíso gastronômico! A Bélgica é um grande exportador de chocolates e, por todo o lado, é possível degustar e comprar as delícias feitas com esse fruto. As marcas mais tradicionais são Leonidas, Godiva e The Chocolate Line, mas existem diversas fabricações caseiras que, na minha opinião, são mais interessantes. Os Waffles servidos quentes com coberturas de caramelo ou chocolate são, igualmente, deliciosos. Em vários lugares, são vendidas as tradicionais batatas fritas, servidas em um cone de papel com molhos diversos. As cervejas belgas são, também, muito famosas. A mais conhecida entre os brasileiros é a Stella Artois, entretanto, recomendo experimentarem outras tradicionais como Duvel, Jupiler e Hoegaarden.

 

Arquitetura tradicional de Bruges, Bélgica

 

Construções coloridas na Grote Markt, em Bruges

 

Vista de Bruges

 

Mercado de Natal de Bruges

 

Campanário de Bruges e sua Torre

 

Bruges, a “Veneza do Norte”, e um dos seus canais

 

Rua charmosa de Bruges, Bélgica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *