A Europa possui incontáveis castelos, cada um com a sua história e beleza. O que faz do Castelo de Predjama, na Eslovênia, ser tão diferente e especial é o fato de ter sido construído incrustado em uma gigantesca rocha, a 127 metros de altura, de maneira que as paredes internas são partes daquela. A paisagem ao redor é belíssima, em qualquer época do ano, o que enriquece, ainda mais, esse exótico cenário.
O Castelo de Predjama está localizado a uma hora e meia da capital Liubliana, muito próximo à famosa Caverna de Postojna. Assim, recomendo a realização dos dois passeios em conjunto.
Foi erguido no século XIII, com o objetivo de ser uma fortaleza para a defesa contra os inimigos. Inicialmente, era uma construção mais simples, mas, com o tempo, foi ganhando ampliações e reformas. Diversas famílias da nobreza local residiram no Predjama. Um desses antigos moradores foi o Barão de Erazen, conhecido como um Robin Hood local, pois roubava dos ricos para entregar aos pobres. Erazen foi morto enquanto estava no banheiro, bombardeado pelo exército austríaco.
Após a Segunda Guerra Mundial, o Castelo foi transformado em museu e aberto a visitação interna. É possível passear pelo antigo calabouço, a sala de estar, a capela e a cozinha. Muitos objetos estão expostos e bonecos recriam cenas da época, como o trabalho da fiação realizado pelas mulheres. Igualmente, chama a atenção dos visitantes, as armaduras e armas, como lanças e todo o arsenal de defesa. Os ingressos para a visitação interna podem ser adquiridos, facilmente, no local ou comprados em conjunto com os ingressos para a visitação à Caverna. O modo mais tranquilo para chegar à Predjama é contratando um transporte em uma das agências de turismo de Liubliana. Por mais que a visita interna ao Castelo seja interessante, nada supera o visual de seu exterior.









