Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame, em Paris, teve a sua pedra fundamental assentada em 1163 (pelo Papa Alexandre III), porém, somente ficou pronta em 1345. Além de local de culto religioso, foi palco de importantes eventos, como a coroação de Napoleão. O escritor Vítor Hugo, autor de O Corcunda de Notre-Dame (por volta de 1787), iniciou uma campanha para a revitalização da Catedral que ganhou vitrais novos.

Notre-Dame é uma belíssima construção que se destaca na paisagem parisiense, bem ao lado do Rio Sena, em uma região denominada Ile de lá Cité. Possui 128 metros de altura, por 48 metros de largura, e somente as torres possuem 69 metros. É possível subir por essas e, na parte mais alta, apreciar uma das mais belas vistas de Paris! As suas gárgulas, em formato de monstruosas figuras, que além de escoarem a água da chuva, possuem o simbolismo do poder de afastarem o mal, também, estão no alto da Catedral.

Na fachada oeste, ficam enfileiradas as diversas esculturas bíblicas, conhecidas como a Galeria dos Reis. Abaixo dessa, os belos portais da entrada. O interior da Catedral é igualmente muito belo, sendo possível ver o órgão (do século 18), inúmeras esculturas e objetos em ouro.

Para chegar à Catedral de Notre-Dame, aconselho pegar o metrô de linha 4, descendo na estação Cité, ou linhas 7, 11 e 14, descendo na estação Châtelet. O acesso à Catedral é gratuito. Recomendo contorná-la, para apreciar os seus riquíssimos detalhes arquitetônicos.

 

A bela Catedral de Notre-Dame, em Paris, França

 

Uma das laterais da Catedral de Notre-Dame, vista do rio Sena

 

Detalhes da rica fachada da Catedral de Notre-Dame, com as esculturas da Galeria dos Reis

 

Vista da lateral da linda Catedral de Notre-Dame

 

Interior da Catedral de Notre-Dame, Paris

 

Interior da Catedral

 

Uma das Gárgulas ao alto da Catedral de Notre-Dame, Paris, França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *