Cochem: Vinhos e Doces

Uma das mais típicas cidades da Alemanha, Cochem, localizada a 170 km de Frankfurt e a 120 km de Colônia, parece ter saída de algum conto de fadas. Cortada pelo Rio Mosela, em região muito conhecida na Alemanha, é repleta por plantações de uvas e vinícolas.

Chegando à Cochem, os carros devem ficar em um dos estacionamentos da cidade, pois a parte turística, a cidade histórica, é fechada para a circulação de veículos. Na realidade, o melhor de Cochem é andar pelas suas calçadas e belas ruas, admirando a típica arquitetura alemã, as construções em enxaimel e a calmaria da cidade de apenas 6000 habitantes.

A Praça do Mercado é o ponto central de Cochem e de onde partem diversas e encantadoras ruelas com lojinhas, cafés e restaurantes (tudo muito limpo e bem cuidado). A cidade é conhecida, igualmente, pelas suas ciclovias e passeios de bicicleta são excelentes opções para conhecê-la. Muitos preferem o passeio a barco, pelo Rio Mosela, que proporciona exuberante visão da natureza da região.

O visitante fica encantado com a grande quantidade de parreirais cobrindo, inclusive, muros e telhados de restaurantes e bares, onde cachos de uvas, em diversas tonalidades, deixam ainda mais belas as construções. Para aqueles que buscam degustar vinhos, Cochem é lugar ideal, pois, por toda a cidade, placas sinalizam esses locais. O comércio de vinhos e iguarias para acompanhar a bebida é, também, intenso.

Apesar dos vinho ser a principal atração de Cochem, chamou a minha atenção a grande quantidade de lojas de doces com vitrines muito coloridas. Em especial, as das típicas tortas alemãs e dos doces de suspiro. É impossível não parar em algumas dessas, para degustar.

Outro imperdível passeio pela cidade está na visita ao Castelo medieval de Reichesburg, pequeno e bem conservado, de onde se tem uma magnífica vista de Cochem. O Castelo, em estilo neogótico, foi construído no ano 1000 e ainda preserva mobiliários da época.

 

Vista de Cochem, Alemanha

 

Cochem e as torres do Castelo de Reichesburg, ao alto

 

Cochem

 

Praça do Mercado

 

Rua estreita com intenso comércio

 

Restaurante coberto por parreira

 

Vitrine de doces, em Cochem

 

A Praça do Mercado com sua típica e bela arquitetura, Cochem, Alemanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *