A construção do maior e mais belo anfiteatro romano foi iniciada em 72 d.C., pelo imperador Vespasiano. O Coliseu (Colosseum, em latim; Colosseo, em italiano), também conhecido como Anfiteatro Flaviano (em latim: Amphitheatrum Flavium; em italiano: Anfiteatro Flavio), foi um espaço destinado à diversão do povo que o frequentava, gratuitamente, para apreciar combates entre gladiadores e entre esses e animais selvagens. A festa de inauguração, sob o regime do imperador Tito e em 80 d.C., durou cerca de 100 dias. Milhares de pessoas e animais morreram nas batalhas respectivas e subsequentes.
O Coliseu tinha a capacidade para 55 mil pessoas que ocupavam as arquibancadas de acordo com a classe social. O acesso era facilitado pelos 80 arcos da entrada e, igualmente, por um toldo para os dias de muito sol. Além desses, a fachada é embelezada por colunas dóricas, jônicas e coríntias. As paredes externas são de mármore travertino que foram depredados e retirados pelos próprios arquitetos renascentistas. Esses, levaram as pedras para outros palácios e, até mesmo, para a Basílica de São Pedro. Internamente, as paredes são feitas de tijolos.
O monumento foi parcialmente destruído por um terremoto, no ano de 442, e sofreu bastante com a ação do tempo, mas continua magnífico! É uma emoção, sem igual, entrar no Coliseu, tocar as suas milenares paredes e andar pelos seus inúmeros corredores e escadarias. É aconselhável adquirir os ingressos com antecedência, através do site oficial, o Rome Museum. O Rome Pass, que pode ser adquirido pela internet ou no metrô, dá direito à entrada em diversos museus, incluindo ao próprio Coliseu. O ingresso desse, também, permite a visita ao Forum Romanum e ao monte Palatino, podendo ser adquirido em quaisquer desses três lugares.
Sempre existe alguma fila para entrar no Anfiteatro Flaviano, devido à inspeção e ao controle da segurança local. Para agilizar essa etapa, recomendo evitar levar mochilas, sacolas e grandes bolsas. No verão, o calor chega a ser insuportável, portanto, é aconselhável visitar o Coliseu aos inícios de manhã ou finais de tarde. Nos arredores e na porta de entrada do monumento, existe um grande número de vendedores ambulantes e pessoas oferecendo ingressos ou visitas guiadas, mas, o mais seguro é comprar os bilhetes no site e postos de vendas oficiais. Igualmente, existe muita reclamação sobre as pessoas vestidas com roupas de gladiadores que assediam os turistas para fotos.






