Cortona: Cenário Inesquecível

Cortona, fundada pelos etruscos, é uma das mais antigas e belas cidades da Itália, importante entreposto durante a Idade Média. O longa-metragem Sob o Sol da Toscana foi rodado nessa localidade e em seus arredores (na realidade, a cidade parece um cenário, permanente, de filme de conto de fadas).

Ruas labirínticas e construções de pedras, com detalhes charmosos (como chaminés e flores nas janelas), são um convite para caminhar, sem pressa, e admirar a encantadora Cortona. Na Piazza Della República está o Palazzo Comunale, uma construção medieval (do século XIII) com escadaria imponente.

Logo na entrada da cidade, encontramos uma placa com indicativos de restaurantes e de hospedagem – optamos por almoçar no restaurante Bucaccia. Confesso que foi uma das melhores experiências gastronômicas da minha vida! Aqui, tivemos a oportunidade de conhecer o delicioso macarrão “pici”, uma massa rústica feita somente com farinha de trigo e vinho branco (muito típica da região de Toscana). Por toda a cidade, encontramos enotecas com vinhos produzidos na própria região de Cortona.

A cidade possui museus interessantes, como o da Academia Etrusca que exibe objetos etruscos, egípcios e romanos. Merece uma visita, também, o Museu Diocesano, com acervo de pinturas importantes como a Crucificação (do artista renascentista Pietro Lorenzeti).

A paisagem ao redor da cidade é um espetáculo, quando inúmeros turistas se dirigem à parte mais alta de Cortona para fotografar o pôr do sol cinematográfico.

A cidade fica a pouco mais de 100 km de Florença. Para quem fizer a opção em ir de trem, o ideal é descer na estação Terontola-Cortona e seguir de táxi até a cidade que fica no alto da colina. É aconselhável reservar, ao menos, um dia inteiro para aproveitar o melhor da localidade.

 

Vista da charmosa e bela cidade de Cortona, Itália

 

O Palazzo Comunale, em Cortona

 

Ruelas de Cortona, na Itália

 

Cortona e seus agradáveis becos

 

Linda vista da cidade de Cortona, na Itália

 

Cortona

 

Placa informativa na entrada da cidade de Cortona

 

Vinhos da cidade de Cortona

 

Detalhes das casas de Cortona

 

Cortona, Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *