DDR Museum: cenas do Comunismo

Enquanto a Alemanha ficou dividida, após a Segunda Guerra Mundial, a parte oriental foi comandada pela antiga União Soviética, sob o regime comunista, e era denominada por DDR que significa Deutsche Demokratische Republik (República Democrática Alemã). Em 2006, foi inaugurado em Berlim o DDR Museum com o objetivo de mostrar a história e o modo de vida das pessoas que habitavam o lado oriental do país. O interessante foi que, para montar o Museu, moradores do antigo lado comunista doaram objetos, utensílios, móveis, roupas e até carros da época.

O Museu é, totalmente, interativo e é permitido tocar em tudo, abrir armários e segurar objetos. É possível conhecer, por exemplo, uma típica sala de televisão doméstica, sentar no sofá e assistir a programas que eram veiculados nesse período. Nos ambientes reproduzidos pelos quartos, os visitantes têm acesso a roupas, sapatos e demais vestimentas. Na cozinha, além dos utensílios domésticos, é possível conhecer os enlatados da época e, até mesmo, o primeiro refrigerante tipo Cola fabricada na DDR: a Vita Cola.

Um dos itens que mais chamam a atenção dos visitantes é o carro Trabant (apelidado de Trabi), símbolo da dominação soviética e sonho de consumo dos moradores desse período. Após a queda do Muro de Berlim, muitos desses carros foram abandonados pelas ruas. No Museu, pode-se, também, entrar no carro e “dirigi-lo”, seguindo um painel que reproduz as ruas da antiga Berlim Oriental.

Extenso material audiovisual permite conhecer a propaganda e a doutrina política desse passado. Igualmente, estão expostos a reprodução fiel de uma cela da Stasi (polícia secreta da Alemanha) e uma sala de interrogação.

O DDR Museum, apesar de pouco conhecido entre os brasileiros, é um dos mais visitados da Europa e está, sempre, repleto de turistas. Para melhor proveito do passeio, é aconselhável evitar o horário das 12 às 17 horas, quando existem muitas excursões escolares. O Museu abre, diariamente, das 10 às 20 horas e o ingresso pode ser adquirido, facilmente, no local. Está localizado de frente à Catedral de Berlim.

 

Uma das salas interativas do Museu DDR, em Berlim

 

O carro Trabant

 

Motocicleta da época

 

Roupas da época do comunismo

 

Sala com material audiovisual

 

Objetos do período comunista

 

Televisão apresentando noticiários da época

 

Objetos do período comunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *