Emoção e Aventura na Grossglockner Hochalpenstrasse

A Grossglockner Hochalpenstrasse é um dos trajetos de montanha mais belos do mundo e está localizada na Áustria. A estrada, construída em 1935, possui 47 km de extensão e liga o povoado de Bruck (próximo a Salzburgo) à cidade de Heiligenblut, na região da Caríntia, cortando o Parque Nacional de Hohe Tauern.

O trajeto é um dos mais sinuosos do mundo, repletos de curvas e com altitude que varia de 75 metros a 2500 metros, o que permite enorme variedade de fauna e flora e mudanças incríveis no cenário. A estrada de Grossglockner é bastante perigosa, apesar de bem sinalizada, e com pavimento impecável, devendo ser percorrida, apenas, por motoristas experientes. A velocidade permitida não ultrapassa 30 km por hora, fazendo com que o curto trajeto seja percorrido em algumas horas. O tráfego é intenso em via dupla e, além de local turístico, é importante via de acesso que liga a região da Bavária à Itália. Pessoas que são propensas a mal estar e enjoos quando viajam de carros devem evitar a estrada e é fundamental levar agasalhos, luvas e toucas. No inverno, não é permitida a passagem, pois a estrada fica bloqueada pela intensa neve.

O que faz desse lugar ser tão espetacular são as paisagens proporcionadas pela natureza. A estrada foi construída contornando as encostas das montanhas e possui lagos, matas e, também, geleiras eternas. Portanto, mesmo no verão, é possível ver e tocar a neve em alguns pontos de parada. Um pequeno museu dedicado à fauna e flora, o Alpine Naturschau, está nesse caminho, a 2000 metros de altitude, e a entrada é gratuita. Em 1998 foi construído o observatório que permite ao visitante apreciar a paisagem através instrumentos. A Torre de Observação do Edelweisspitze é um dos locais mais procurados e possui infraestrutura com lojas, restaurantes e banheiros. Em diversos pontos, onde existe geleira eterna, é possível ver pistas de esqui. O ponto mais alto da estrada é o Hochtor (Portão Alto), formado por um túnel de 2 km de extensão que corta a montanha. Esse local funciona como ponto de encontro de turistas e esportistas e, geralmente, apresenta fina neve, mesmo no verão.

 

Trajeto sinuoso na Grossglockner Hochalpenstrasse, Áustria

 

A estrada beirando as encostas

 

Belas paisagens

 

Cenários espetaculares

 

Fauna local

 

Fauna local

 

Geleiras eternas

 

Grupo de esquiadores

 

Observatório

 

Belíssimas paisagens

 

Ponto mais alto da estrada

 

Um dos pontos de observação

 

Um dos pontos de parada da Grossglockner Hochalpenstrasse, Áustria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *