A Grossglockner Hochalpenstrasse é um dos trajetos de montanha mais belos do mundo e está localizada na Áustria. A estrada, construída em 1935, possui 47 km de extensão e liga o povoado de Bruck (próximo a Salzburgo) à cidade de Heiligenblut, na região da Caríntia, cortando o Parque Nacional de Hohe Tauern.
O trajeto é um dos mais sinuosos do mundo, repletos de curvas e com altitude que varia de 75 metros a 2500 metros, o que permite enorme variedade de fauna e flora e mudanças incríveis no cenário. A estrada de Grossglockner é bastante perigosa, apesar de bem sinalizada, e com pavimento impecável, devendo ser percorrida, apenas, por motoristas experientes. A velocidade permitida não ultrapassa 30 km por hora, fazendo com que o curto trajeto seja percorrido em algumas horas. O tráfego é intenso em via dupla e, além de local turístico, é importante via de acesso que liga a região da Bavária à Itália. Pessoas que são propensas a mal estar e enjoos quando viajam de carros devem evitar a estrada e é fundamental levar agasalhos, luvas e toucas. No inverno, não é permitida a passagem, pois a estrada fica bloqueada pela intensa neve.
O que faz desse lugar ser tão espetacular são as paisagens proporcionadas pela natureza. A estrada foi construída contornando as encostas das montanhas e possui lagos, matas e, também, geleiras eternas. Portanto, mesmo no verão, é possível ver e tocar a neve em alguns pontos de parada. Um pequeno museu dedicado à fauna e flora, o Alpine Naturschau, está nesse caminho, a 2000 metros de altitude, e a entrada é gratuita. Em 1998 foi construído o observatório que permite ao visitante apreciar a paisagem através instrumentos. A Torre de Observação do Edelweisspitze é um dos locais mais procurados e possui infraestrutura com lojas, restaurantes e banheiros. Em diversos pontos, onde existe geleira eterna, é possível ver pistas de esqui. O ponto mais alto da estrada é o Hochtor (Portão Alto), formado por um túnel de 2 km de extensão que corta a montanha. Esse local funciona como ponto de encontro de turistas e esportistas e, geralmente, apresenta fina neve, mesmo no verão.












