Estações do Metrô de Moscou: os Palácios Subterrâneos!

Moscou surpreende pela elegância de sua ruas e grandiosos monumentos. Um de seus imperdíveis passeios está em andar pelas suas elegantes e belas estações de metrô. Esse sistema de transporte é um dos mais movimentados e eficientes do mundo e a capital da Rússia, como não poderia ser diferente, conta com uma rede de doze linhas que abrangem toda a cidade e uma circular, mais central e que interliga as principais estações. As obras do metrô iniciaram-se em 1931, por ordem de Stálin que convocou o exército e a população em geral para participarem da construção, muitos como voluntários e trabalhando nas horas de lazer. Os materiais vieram de diversos locais do país, como o mármore da região do Cáucaso e o granito da Ucrânia. Algumas estações foram construídas muito abaixo do nível do solo, para servirem, também, como abrigo de guerra.

Os melhores artistas da época foram chamados para decorar as estações e muitos focaram-se em temas como a Revolução Russa e o estilo de vida soviético. O resultado disso são pisos e tetos decorados, vitrais, colunas suntuosas, além de lustres de cristais, transformando as estações do metrô em verdadeiros palácios subterrâneos. É difícil escolher qual é a mais linda e mais pomposa. A minha sugestão está em reservar algumas horas para o passeio e começar pela linha circular do metrô, em qualquer ponto, e ir descendo em todas as estações. Algumas possuem sinalização em inglês, entretanto, recomendo andar com o mapa em cirílico e outro em inglês. É permitido fotografar, mas em todas as estações existem fiscais que orientam os visitantes para não interromperem o fluxo dos transeuntes. Além da beleza e riqueza do local, chama a atenção a limpeza e o nível de conservação dos objetos: tetos e paredes tão brancos que parecem pintados recentemente e as madeiras enceradas e reluzentes dos corrimãos das escadarias. Não existe barulho e muito menos poluição. É nítida a preocupação dos moradores com a conservação dos locais.

A estação Byelorússkaya me chamou a atenção pelo branco teto com mosaicos de cenas campestres, bem delicados. Na estação de Kievskaya estão mosaicos enormes, com suntuosas molduras que celebram a amizade entre a Rússia e a Ucrânia. A Park Kultúry possui motivos que retratam jogos e danças. As estações de Krapótkinskaya e Teatralnaya são elegantes e ornamentadas com belíssimos lustres.

 

Mapa do metrô de Moscou, Rússia

 

Estação Bielorusskaya

 

Detalhe de seu teto

 

Estação de metrô em Moscou

 

Vitral de uma das estações

 

Pisos e tetos decorados

 

Elegância da iluminação nas estações de metrô de Moscou

 

A suntuosidades, beleza e limpeza das estações

 

Detalhes das estações

 

A beleza dos tetos decorados de uma das estações de metrô de Moscou, Rússia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *