Estocolmo: a Cidade que merece um Nobel!

Estocolmo, capital de Suécia, é o centro político, financeiro e residência oficial da Monarquia Sueca. A cidade está situada sobre 14 ilhas, no mar Báltico, que são interligadas por pontes, proporcionando um belo visual. Considerada uma das cidades mais desenvolvidas do planeta, Estocolmo impressiona pela limpeza das suas ruas, organização e pelos seus prédios suntuosos.

 

Estocolmo

 

Estocolmo

 

Um dia de verão em Estocolmo

Uma dica para quem chega em Estocolmo pelo Aeroporto de Arlanda: como esse fica a 40km do centro da cidade, o ideal é pegar o trem expresso, na estação que fica no próprio subsolo do Aeroporto. Os bilhetes estão disponíveis para venda em máquinas, ao lado das esteiras de bagagens. O percurso até a cidade dura 20 minutos. Recomendo, em Estocolmo, o hotel Comfort Stockolm que fica exatamente acima da última estação do trem de Arlanda, bastando sair do trem e pegar o elevador que leva até a recepção do hotel!

 

Estação de trem do Aeroporto de Arlanda, Estocolmo. Piso em mármore, impecável

Duas construções se destacam na paisagem, pela beleza e suntuosidade: o Parlamento e o Palácio Real de Estocolmo. Nesse último, é permitido andar nas escadarias e área externa, de onde se pode ver a cidade de diversos ângulos.

 

Parlamento sueco

 

Parlamento

 

Palácio Real

 

Pesca em Estocolmo

Em Gamla Stan, a Ilha mais famosa de Estocolmo, está localizado o Centro Histórico. O local é repleto de becos e ruelas, com edificações medievais e renascentistas, lojas de souveniers e restaurantes para todo o tipo de gosto. É um passeio para ser realizado a pé e com calma. A praça Stortorget fica lotada de pessoas e é um dos símbolos de Estocolmo.

 

Praça Stortorget, em Gamla Stan

 

Edifícios de Gamla Stan

 

Becos em Gamla Stan

 

Gamla Stan

 

Gamla Stan

 

Museu Nobel

O Museu Nobel, atração imperdível de Estocolmo, está localizado na praça Stortorget. Foi fundado em 2001 e funciona no edifício da Bolsa de Estocolmo. Os ingressos podem ser adquiridos no próprio local e as visitas são guiadas. Aqui, é possível conhecer de perto a história do Prêmio Nobel e de seus ganhadores, desde 1901. Emocionante ver de perto, por exemplo, materiais do laboratório de Marie Curie ou o modelo de DNA de Watson e Crick. Manuscritos dos ganhadores do Nobel de literatura estão expostos para a visitação. Curiosidades como as fotos dos premiados em diversos momentos de descontração e objetos pessoais dos mesmos, também, podem ser vistos.

 

 

Modelo de DNA de Watson e Crick

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *