Fontana di Trevi

A maior e a mais bela das fontes de Roma, sem dúvida alguma, é a Fontana di Trevi. O monumento, localizado na região de Quirinale, ocupa todo o espaço da pequena Praça di Trevi. Com cerca de 26 metros de altura por 20 metros de largura, em estilo barroco, foi projetada, inicialmente, por Nicola Salvi, mas foi concluída por Giuseppe Pannini, em 1762, e restaurada em 1998 e 2014.

Chama a atenção a figura central representada por Netuno, ladeado por dois tritões. Um deles, segura um cavalo marinho, e o outro, um animal dócil, representando os contrastes entre as marés. Um sistema de bombeamento permite que cerca de 300 mil litros de água circulem de modo harmonioso e sem danificar as figuras de mármore. É uma tradição local jogar uma moedinha na fonte e fazer um pedido. Todos os dias, milhares dessas são recolhidas e o dinheiro é destinado a instituições de caridade. Retirar moeda da Fonte é considerado crime e a pessoa que for pega pode ser presa, pelas leis italianas.

A Fontana di Trevi foi imortalizada pela famosa cena do filme La Dolce Vita, de Frederico Fellini, em que os atores Anita Ekberg e Marcello Mastroianni entram na água. O local fica repleto de turistas e, de acordo com o horário, é praticamente impossível conseguir uma boa foto. Portanto, é prudente visitar o monumento no início da manhã ou à noite, quando o movimento é menor. No entorno da Fonte existem diversas lojas de souveniers e, também, ótimos restaurantes. Uma sugestão imperdível é tomar um sorvete em uma das mais famosas sorveterias da Itália, a San Crispino, que fica ao lado da Fontana. A gelateria é pequena, mas possui uma grande variedade de sabores inusitados.

 

Fontana di Trevi, Roma, Itália

 

O local está, sempre, rodeado por turistas

 

Detalhes da Fontana di Trevi, com os seus dois tritões

 

Detalhe da Fontana di Trevi, em Roma

 

A tradição de se jogar moedinhas na Fonte

 

Vista da Fontana di Trevi, Roma, Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *