Galeria Uffizi

O Museu ou Galeria Uffizi, construção que por si só merece uma visita, possui uma das maiores e mais belas coleções de arte da Itália. Localizado em Florença, em prédio voltado para o rio Arno, foi projetado pelo arquiteto Vasari, no ano de 1560. Os largos corredores são decorados com esculturas gregas e romanas; o teto e piso, com afrescos do ano de 1580; e as obras de arte estão distribuídas em diversas salas, por ordem cronológica. Além de ter o maior acervo de pinturas renascentistas italianas, a Galeria Uffizi reúne obras primas de países como a Holanda, Espanha e Alemanha.

Nas salas de número 2 a 6 estão exemplares da arte gótica, como a Madonna de Giotto e os quadros de Duccio; na sala 7 estão obras de Piero della Francesca, como o retrato do duque e da duquesa de Urbino – ilustrando o início do Renascimento; nas salas de 10 a 14 estão expostas as maiores obras representativas desse movimento, como o Nascimento de Vênus, do artista Botticelli (do ano de 1485); e as últimas salas, de números 41 a 44, abrigam obras de Baco, Caravaggio e Rembrandt, dentre outros famosos artistas.

Uma das salas que mais chamam a atenção do visitante é a denominada Tribuna (sala 18). Nesse local estão os móveis e adornos da família Médici, a maioria em tons de vermelho e dourado, representando o luxo da época.

A obra A Sagrada Família (de 1507) expõe os requintes e a genialidade de Michelangelo.

É necessário adquirir o ingresso com antecedência, o que pode ser feito, facilmente, através do site oficial do Museu. O visitante escolhe o horário e 15 minutos antes de chegar à recepção, deve trocar o ingresso impresso pela internet pelo oficial da Galeria (sem burocracia e com pequena fila de entrada). A sugestão é reservar, ao menos, duas horas para o passeio. Convém lembrar que das janelas do Museu se obtém uma das mais belas paisagens do rio Arno.

 

Fachada da Galeria Uffizi, Florença, Itália

 

Corredores da Galeria

 

Esculturas gregas

 

Nascimento de Vênus, de Botticeli

 

Interior da Galeria

 

Sala Tribuna

 

Anunciação, de Michelangelo

 

Retrato do duque e da duquesa de Urbino, pintado por Piero della Francesca, Museu Uffizi, Florença, Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *