O Museu ou Galeria Uffizi, construção que por si só merece uma visita, possui uma das maiores e mais belas coleções de arte da Itália. Localizado em Florença, em prédio voltado para o rio Arno, foi projetado pelo arquiteto Vasari, no ano de 1560. Os largos corredores são decorados com esculturas gregas e romanas; o teto e piso, com afrescos do ano de 1580; e as obras de arte estão distribuídas em diversas salas, por ordem cronológica. Além de ter o maior acervo de pinturas renascentistas italianas, a Galeria Uffizi reúne obras primas de países como a Holanda, Espanha e Alemanha.
Nas salas de número 2 a 6 estão exemplares da arte gótica, como a Madonna de Giotto e os quadros de Duccio; na sala 7 estão obras de Piero della Francesca, como o retrato do duque e da duquesa de Urbino – ilustrando o início do Renascimento; nas salas de 10 a 14 estão expostas as maiores obras representativas desse movimento, como o Nascimento de Vênus, do artista Botticelli (do ano de 1485); e as últimas salas, de números 41 a 44, abrigam obras de Baco, Caravaggio e Rembrandt, dentre outros famosos artistas.
Uma das salas que mais chamam a atenção do visitante é a denominada Tribuna (sala 18). Nesse local estão os móveis e adornos da família Médici, a maioria em tons de vermelho e dourado, representando o luxo da época.
A obra A Sagrada Família (de 1507) expõe os requintes e a genialidade de Michelangelo.
É necessário adquirir o ingresso com antecedência, o que pode ser feito, facilmente, através do site oficial do Museu. O visitante escolhe o horário e 15 minutos antes de chegar à recepção, deve trocar o ingresso impresso pela internet pelo oficial da Galeria (sem burocracia e com pequena fila de entrada). A sugestão é reservar, ao menos, duas horas para o passeio. Convém lembrar que das janelas do Museu se obtém uma das mais belas paisagens do rio Arno.







