Galleria dell’Accademia: a Casa de Davi

Um dos museus italianos mais importante é a Galleria dell’Academia, localizada na cidade de Florença, Itália. Foi fundada, em 1784, pelo então Grão Duque da Toscana, Pedro Leopoldo, como a primeira escola de belas artes da Europa, destinada ao ensino de pintura, escultura e desenho.

A Academia contém um importante acervo de artistas florentinos dos séculos XV e XVI e, também, do século XIX. Estão expostas obras de Botticelli, Filippino Lippi, Ridolfo del Ghirlandalo, entre outros. É possível admirar, igualmente, uma antiga coleção de instrumentos musicais – como, por exemplo, um raríssimo pianoforte – e, através de um sistema audiovisual, conhecer a evolução da história da música, na região.

A obra mais importante da Galleria é, sem dúvidas, a escultura de Davi, do genial artista Michelangelo. Em puro mármore branco, com mais de 5 metros de altura, foi esculpida de 1501 a 1504 e consagrou o artista, aos 29 anos, como um dos grandes da época. A escultura representa o herói bíblico Davi, nu e com impressionante realismo anatômico. Segundo os historiadores, Michelangelo retratou Davi tomado de tensão, antes de seu conflito com Golias. É possível perceber sua testa repuxada e o pescoço, completamente, tensionado, além das veias que sobressaem ao longo do membro superior direito. Os olhos de Davi foram, propositadamente, esculpidos voltados para a cidade de Roma.

Inicialmente, a escultura de Davi foi encomendada pela cidade de Florença para compor uma das fachadas da Catedral Santa Maria del Fiori. Porém, os intelectuais da época decidiram colocar a estátua na Praça dela Signoria, quando foi levada (em 1873) para a Galleria dell’Accademia, por questões de segurança e conservação. Em 1910, no local em que ficou, na Praça della Signoria, foi instalada uma réplica da escultura. Um fato curioso aconteceu em 1991, quando um homem atacou essa réplica com uma marreta, danificando parte dos pés e das pernas. Desde então, a segurança no local foi redobrada.

A Galleria dell’Accademia está localizada na Via Ricasoli, número 60, e está aberta ao público de terça a domingo (incluindo os feriados), das 8:15 às 18:50 horas. Os ingressos são vendidos no local. Fotos são permitidas, sem flashes.

 

Fachada da Galleria dell’Academia, localizada na cidade de Florença, Itália

 

Esculturas expostas na Galleria

 

Obra inacabada do gênio Michelangelo

 

O Davi, de Michelangelo

 

Realismo anatômico da escultura do Davi

 

A estátua de Davi é protegida por uma cerca de vidro, mas, ainda assim, é possível ficar bem próximo(a) à essa.

 

Acervo da história da música, pela Galleria dell’Accademia, Florença, Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *