Gastronomia Fiorentina

A Itália é famosa não somente pela sua rica história e belos monumentos, mas, igualmente, pela culinária saborosa e diversificada que agrada a todos. Em Florença, cidade berço do Renascimento, não poderia ser diferente: é repleta de restaurantes típicos da culinária local. Durante minhas visitas à essa, acabei elegendo 3 restaurantes que considero imperdíveis e que agregam excelente culinária fiorentina à preços justos.

A Trattoria do Mário foi fundada pela família Colzi, em 1953, e permanece, até os dias atuais, pertencente a seus descendentes. Inicialmente, o restaurante era destinado a população estudantil e especializado em sopas e massas rápidas. Posteriormente, devido ao fato de Florença se tornar, cada vez mais, um polo turístico, a Trattoria se notabilizou nos pratos típicos regionais, como a bisteca fiorentina e somou à sua carta de bebidas, vinhos mais sofisticados. Entretanto, apesar disso, o lugar não perdeu a fama de ambiente familiar e aconchegante.

O restaurante está localizado na Piazza del Mercato Centrale e fica aberto de segunda a sábado, das 12 às 15:30 horas (somente, portanto, para o almoço). O espaço é pequeno e não aceita reservas, por isso, uma enorme fila para entrar se forma do lado de fora. Recomendo chegar com antecedência. A Trattoria do Mário não aceita cartões de crédito ou débito e as mesas são compartilhadas, ou seja, o cliente ficará onde existir lugar disponível. Isso é muito interessante, pois é uma oportunidade de conhecer pessoas de diversas partes do mundo.

A decoração do restaurante é simples e com ar de improviso, com muitos artigos e objetos relacionados ao futebol. O cardápio e a carta de vinhos são escritos a mão, em papel simples, e afixados na parede. Portanto, não adianta pedir ao garçom o cardápio, o cliente deverá lê-lo na parede. O carro chefe da Trattoria do Mário é a famosa bisteca fiorentina: carne grelhada muito saborosa. O corte da bisteca tradicional é enorme com, no mínimo, 750 mg de carne. Recomendo a versão simplificada que serve muito bem a uma pessoa e de igual sabor. Além da bisteca, o restaurante oferece algumas massas e risotos. Os garçons e cozinheiros são atrações à parte, agitando o ambiente com conversas e músicas. Apenas um vidro transparente separa a área da cozinha das mesas dos clientes, sendo possível apreciar o preparo dos pratos.

 

Fachada da Trattoria do Mário, Florença, Itália

 

Cozinheiros da Trattoria do Mário

 

Detalhe do tamanho da bisteca tradicional

 

Cozinha da Trattoria do Mário

 

A deliciosa bisteca Fiorentina

De todos os restaurantes que visitei em Florença, o que mais me impressionou, pela qualidade e diversidade do cardápio, foi a Trattoria Zá Zá, fundada em 1977 por Stéfano Bondi, um amante da culinária e das artes. A Trattoria, também, localizada na Piazza del Mercato Centrale, possui ambientes internos e externos com decoração caprichosa, móveis rústicos, objetos de arte e fotografias. O restaurante preserva a aparência das paredes antigas de pedras, tetos com bordados e piso do século XVII.

A Trattoria Zá Zá abre, diariamente, das 11 às 23 horas e possui um cardápio bem variado que abrange todas as delícias da culinária fiorentina e toscana. Recomendo os pratos que possuem como iguaria a trufa e o fungo utilizado como tempero que confere um sabor especial às massas. Além disso, os pães artesanais, oferecidos com a entrada, são os melhores de Florença. O atendimento é impecável e, apesar do grande movimento do restaurante, o tempo de espera no preparo dos pratos é muito pequeno. O restaurante aceita reservas e cartões de crédito e débito. Mesmo sem reservar, não esperei mais do que 10 minutos por uma mesa disponível, mas, para um grupo maior, acho prudente proceder com uma reserva. Na Trattoria Zá Zá é possível adquirir o livro de receitas dos pratos disponíveis no cardápio, em diversos idiomas.

 

Um dos ambientes da Trattoria Zá Zá

 

Detalhe do Cardápio

 

Famosas massas do restaurante Zá Zá

 

O I’Mangiarino é um pequeno restaurante localizado na Via dello Stúdio, número 5, muito próximo à Catedral Santa Maria de Fiori. O restaurante é bem familiar e possui uma decoração tipicamente toscana, com enormes presuntos dependurados, teto e parede com garrafas de vinhos, cebolas e temperos típicos, iluminação bem aconchegante e móveis rústicos. No freezer, estão à venda produtos regionais como manteigas, queijos e as famosas trufas. As massas frescas são preparadas no próprio restaurante e a carta de vinhos é bem variada. Apesar de localizado em região muito turística, o restaurante é frequentado, principalmente, pelos moradores locais. Não é necessário fazer reservas, mas o restaurante está sempre cheio. Aceita cartões de crédito e débito.

 

Entrada do restaurante I’Mangiarino

 

O I’Mangiarino

 

Decoração do I’Mangiarino

 

Detalhes do ambiente do restaurante I’Mangiarino, Florença, Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *