Goslar: a Cidade das Bruxas

Goslar é uma pequena cidade ao norte da Alemanha, com pouco mais de 50 mil habitantes, distante 270 km de Berlim e localizada nas montanhas do Harz, região famosa pela mineração de cobre e zinco. A sua montanha mais conhecida é a Rammelsberg que em conjunto com a própria Goslar são Patrimônio Cultural da Unesco, desde 1992. O Harz é, também, famoso pelos rituais pagãos, desde a Idade Média, o que deu origem a diversas lendas: Goslar é conhecida como a cidade das bruxas, na Alemanha.

A cidadezinha é encantadora e possui cerca de 2000 casas em estilo Enxaimel: construção com madeiras entrelaçadas em diversas direções e preenchidas com pedras ou tijolos. Fiquei impressionada com as decorações nas fachadas das casas e, igualmente, com a diversidade de seus telhados, alguns incrivelmente inclinados. As suas ruas são charmosas, sinuosas e estão repletas de cafés e, é claro, de cervejarias que são um convite para o descanso.

A riqueza da cidade, no auge da mineração, estimulou a construção de prédios cheios de pompa, como o Palácio Imperial, do século XI. Andando pela local, nos deparamos com um córrego limpo e preservado, onde está instalado um moinho, ainda, em funcionamento. Na Praça do Mercado, chama a atenção o prédio da Prefeitura, em estilo gótico.

Apesar de pequena, a cidade de Goslar é bem movimentada e possui um comércio bem variado. Carro ou ônibus servem o local e diversas linhas, em horários variados, partem de Berlim ou Hanôver.

 

Praça do Mercado, em Goslar, Alemanha

 

Prefeitura de Goslar

 

Charmosas ruas de Goslar e casas em estilo Enxaimel

 

Construções típicas de Goslar

 

Uma das belas fachadas das casas de Goslar

 

Fonte, na Praça do Mercado

 

Cervejaria da cidade

 

Por toda a cidade, bruxinhas

 

Loja de souveniers, em Goslar

 

Córrego que corta a cidade

 

A charmosa Goslar

 

Fachadas decoradas de Goslar, na Alemanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *