Gouda: a Cidade do Queijo e do Stroopwafel

Gouda (pronuncia-se rráuda) é uma das cidades mais encantadoras do interior da Holanda, distante 75 km de Amsterdam e com fácil acesso de trem a partir das estações de Amsterdam e Roterdam. A cidade possui canais, moinhos e arquitetura típica holandesa. No século XV, foi um dos principais centros comerciais da Holanda, devido à sua localização privilegiada, às margens de três rios, o que facilitava a circulação de mercadorias. No final do século XVII, Gouda ficou conhecida pela fabricação de velas, cachimbos e queijos.

O queijo Gouda possui massa firme, de cor amarela, com pequenos furos e casca dura. Com sabor levemente adocicado, combina com vinhos, cervejas e doces. Por toda a cidade, é possível ver referências ao famoso queijo e, no verão, o mercado de queijos artesanais que abre duas vezes na semana, na praça principal, exibe “a casa de pesagem do queijo”. Diversas lojas em Gouda vendem o queijo tradicional e algumas variedades, com cores e sabores exóticos.

Outra iguaria típica holandesa inventada na cidade é o Stroopwafel: biscoito tipo wafel, em duas camadas, redondo e recheado com calda espessa de caramelo. É impossível ir à Holanda e não experimentar essas maravilhas, principalmente os feitos na hora, nas feiras de rua. Acredita-se que o Stroopwafel foi criado em Gouda por volta do ano de 1784 e, desde então, tomou conta do país.

A Markt é a principal praça da cidade, onde, além do comércio de queijos, está situada a Prefeitura em um lindo prédio do ano de 1450, em estilo gótico. Uma curiosidade local está no fato de que nenhuma construção pode ser mais alta do que o prédio da Prefeitura. Nos arredores, existem ótimos restaurantes com comidas típicas, lojas de souveniers e o Centro de Informações Turísticas. No inverno, a população se diverte na pista de patinação montada na Markt.

Chama a atenção, também, a Igreja de St. Janskerk (de 1485), reconstruída em 1555 após ser destruída por um incêndio. Os magníficos vitrais foram doados pela nobreza da época, como Filipe II da Espanha.

O Museu de Gouda, que funciona em um prédio do século XIV, foi criado em 1910 e abriga uma belíssima coleção de obras de artistas impressionistas holandeses. Está aberto à visitação de quarta a domingo, das 10 às 17 horas.

 

Centro de Gouda, Holanda

 

Ruas tranquilas de Gouda

 

Prédio da Prefeitura de Gouda

 

Prédio da Prefeitura e a praça principal Markt

 

Igreja de St.Janskerk

 

Pista de patinação na praça principal de Gouda, na Holanda

 

A charmosa arquitetura da cidade de Gouda

 

Museu de Gouda, Holanda

 

Por toda a cidade, referências ao queijo Gouda

 

Stroopwafel

 

Detalhes da arquitetura da bela cidade de Gouda, Holanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *