Graz

A região da Estíria, localizada no sudoeste da Áustria, é uma das mais belas do país, contando com uma população de mais de um milhão de habitantes e coberta por prados, florestas e vinhedos. A sua capital é a cidade de Graz que é a segunda maior cidade do país e abriga as principais universidades da Áustria. No passado, Graz foi importante centro de comércio medieval e fortaleza para conter ataques turcos. O seu centro histórico ainda está muito bem conservado e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Graz está localizada a 150 km de distância de Viena e o acesso é facilitado por trens ou ônibus. O movimento intenso nas ruas e no comércio chamaram a minha atenção. A praça Hauptplatz, ao centro da cidade antiga, é um ótimo ponto de partida para conhecer toda a Graz. Está cercada por diversas construções originais, erguidas em diversas épocas. Uma das mais famosas é a Haus am Luegg que exibe adereços barrocos e renascentistas. Bem próximo fica uma das mais antigas farmácias da Europa, do ano de 1534. Na parte norte da praça, o destaque fica para a Prefeitura em estilo neo renascentista, erguida na década de 1880. No meio da praça existe uma bela fonte com 4 figuras femininas que representam os rios da região.

Um dos cartões postais de Graz é o Castelo Schlossberg com uma belíssima torre com relógio e localizado em um ponto alto da cidade de onde se tem uma incrível vista. Para chegar até lá, pode pegar o funicular ou subir uma escadaria em um percurso de 20 minutos. Próximo a região onde fica o funicular existem diversos cafés e restaurantes típicos e sem dúvida, é ótima opção para apreciar boa gastronomia e uma paisagem interessante da cidade.

Dom, a principal catedral da cidade foi erguida em 1464 e vale a visita pela arte barroca dos adornos e afrescos góticos.Próximo a catedral está o Mausoleum, túmulo do Imperador Ferdinando II,construído em 1614. Em Graz está armazenado a maior coleção de armas e arsenal de guerra da Áustria e uma das maiores da Europa com cerca de 32 mil objetos entre canhões, armaduras e armas em geral, no museu Landeszeughaus.

 

Graz
Centro histórico de Graz
Ruas movimentadas de Graz
Bela arquitetura da cidade
Escadaria de acesso ao Schlossberg
Arredores do acesso ao Schlossberg
Prédio da Prefeitura, ao fundo
Detalhes do prédio da Prefeitura
Centro de Graz
Haus am Luegg
Detalhes do prédio Haus am Luegg

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *