Grinzing é um bairro de Viena que chegou a sustentar, no passado, o status de cidade. O local era habitado por viticultores que, além de cultivarem uvas, fabricavam seus próprios vinhos, em pequenas quantidades. A qualidade dos mesmos era tão elevada que atraía os moradores das regiões próximas. Como a degustação dos vinhos exige que algum alimento os acompanhe, como queijos ou massas, as famílias dos viticultores e vinicultores começaram a preparar iguarias para receber os visitantes.
Grinzing se transforma, então, em um local repleto de restaurantes caseiros e rústicos que funcionam nos quintais das casas dos seus moradores. O local possui ruas tranquilas, casinhas coloridas e videiras por onde quer que se olhe. O ideal é visitá-lo aos finais das tardes, quando o movimento de turistas é menor. Alguns restaurantes possuem música ao vivo e outras atrações, mas recomendo escolher estabelecimentos menores e mais aconchegantes, tendo a oportunidade de conversar com o próprio fabricante do vinho.
Para se chegar a Grinzing, o ideal é pegar o autobus da linha 38A que passa por diversos locais de Viena. O bairro não é um lugar para se visitar às pressas: reserve ao menos 4 horas para o passeio. O melhor do local, no entanto, é o contato com os seus moradores e o aprendizado sobre a cultura austríaca.






