A Igreja do Sangue Derramado, símbolo da cidade de São Petersburgo, é uma das mais belas catedrais ortodoxas do mundo. O nome é devido ao fato de que foi erguida no local onde o Czar Alexandre II foi assassinado, em 1881.
A catedral foi planejada pelo arquiteto Alfred Parland e a sua construção foi de 1883 a 1907. Atualmente, abriga, também, um museu com histórias da Rússia.

A igreja está localizada à margem do canal Griboedov, bem próxima à principal avenida da cidade, a Nevskt. O local possui trânsito intenso, aglomerado de turistas e vendedores ambulantes. Portanto, o ideal é ir bem no início da manhã. É fundamental caminhar contornando a catedral para melhor visualizar a sua beleza, em diversos ângulos.

A igreja possui cinco cúpulas que se destacam na paisagem e impressionam pela combinação de cores e formas.


A obra impressiona pela riqueza de detalhes: tijolos vermelhos contrastam com azulejos multi coloridos e mármore; por todo lado vemos mosaicos desenhados por artistas famosos da época, como Mikhail Nerestov.

De acordo com a hora do dia e a incidência dos raios solares, o brilho das paredes e das cúpulas mudam. Durante a noite, o visual, também, é lindíssimo!
Um fato interessante aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial: uma bomba caiu em uma das cúpulas, mas não se detonou e somente foi encontrada e desativada alguns anos depois.
