Lisboa: o Monumento do Descobrimento e a Torre de Belém

O imponente Monumento do Descobrimento está, estrategicamente, localizado à margem do Rio Tejo, em Lisboa, na região conhecida como Freguesia de Belém. Erguido em 1960, o Padrão do Descobrimento, como, também, é conhecido, substituiu outro, de material perecível. A estrutura em pedra e concreto armado possui 56 metros de altura e 46 de comprimento.

A belíssima construção, em forma de caravela com 3 grandes velas, sustenta Dom Henrique, o navegador, erguendo-se à proa da nau. Duas fileiras de outras históricas figuras, em, igualmente, alto relevo, representam aqueles que, de alguma maneira, alcançaram papéis de destaque nos grandes descobrimentos: navegadores, padres e cientistas.

Impossível não se emocionar diante da grande estrutura, afinal, para nós brasileiros, foi ali que tudo começou, quando a expedição comandada por Cabral atingiu a região do que veio a se chamar de Brasil.

No seu interior, está localizado o Centro Cultural da Descoberta, com salas de exposição e um grande auditório. No chão, bem em frente ao Monumento, uma gigantesca Rosa dos Ventos, de 50 metros de diâmetro, em variados tons de mármore, oferecida pela África do Sul, em 1960, em homenagem aos grandes descobrimentos, compõe, magistralmente, todo o cenário. Um mapa do Brasil, indicando Porto Seguro, local no qual a épica expedição de Cabral aportou, está desenhado aos pés dos visitantes.

Todo o entorno é extenso e plano. O verão é muito quente, sendo indicadas roupas leves e visitas aos finais das tardes (quando o pôr do sol, ao Tejo, é maravilhoso). Outra valiosa dica: é, exatamente, nessa região que são saboreados os melhores doces de pastéis de Belém.

Próxima ao local, outra bela e imponente construção chama a atenção dos turistas: a Torre de Belém. Erguida entre 1514 e 1520, com finalidade militar e de defesa, possui mesclados estilos medieval e islâmico. A estrutura, que desde 1983 é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, é composta por dois elementos principais: a própria Torre, com 5 andares, e um baluarte poligonal, com 16 cantoneiras.

O acesso à esses Monumentos é muito facilitado: por ônibus comum, através das linhas 728, 714, 727, 729 e 751, ou pelo ônibus elétrico, através da linha 15.

 

Vista do imponente Monumento do Descobrimento, em Lisboa, Portugal

 

O Monumento do Descobrimento

 

Detalhes do Monumento

 

Detalhes do Monumento

 

Mais detalhes do Monumento do Descobrimento

 

A Torre de Belém

 

Vista da belíssima Torre de Belém, Lisboa, Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *