Lisboa: Praça do Rossio e Arredores

Lisboa é, realmente, uma cidade encantadora. Tem mesmo aquele jeito de terra mãe: acolhedora e calorosa com os brasileiros. A cidade, rica em atrativos e com um importante passado histórico, possui lugares imperdíveis para a visitação. Um dos meus lugares prediletos na capital portuguesa é a Praça do Rossio (também chamada de Praça Dom Pedro IV) e seu entorno. O local já foi um hipódromo, na época do Império Romano e, posteriormente, um feira e mercado. Atualmente, é ponto de encontro dos moradores e turistas.

A Praça está localizada na região da Baixa Lisboa, em uma área muito movimentada pelo comércio, bares e restaurantes. Alguns cafés e docerias famosos e antigos de Portugal estão localizados nessa área, como o Café Nicola e o Café Gelo. O meu preferido, no entanto, é a Confeitaria e Café Suíça que possui uma fabulosa vitrine de doces com diversas guloseimas para acompanhar o café de saco, como os portugueses chamam o café coado na hora.

O chão da Praça é formado por mosaico de calcárias pedras pretas e brancas, formando um desenho ondulante, semelhante àquele da calçada de Copacabana, no Rio de Janeiro. Um belo chafariz ornamenta o meio da Praça, além da estátua de Dom Pedro IV (no Brasil, Dom Pedro IV é conhecido como Dom Pedro I). Ao redor da Praça, construções antigas, como o Teatro D. Maria II.

 

A bela e agradável Praça do Rossio, em Lisboa, Portugal

 

Praça do Rossio: detalhe do chão, da estátua de Dom Pedro IV e o Teatro de Maria II, ao fundo

 

O belo chafariz da Praça do Rossio

 

Vista da Praça do Rossio

Nos arredores da Praça do Rossio, está a Calçada do Carmo: uma rua íngreme, sinuosa com ladeiras e escadarias. O local possui diversos restaurantes típicos, onde é possível saborear o famoso bacalhau português e, também, passear por lojinhas de artesanato e souveniers. A Calçada do Carmo termina numa praça, O Largo do Carmo, onde a população se reúne para conversar e tomar um vinho.

 

Escadarias e ladeiras da Calçada do Carmo, em Lisboa

 

Largo do Carmo

No Largo do Carmo, existe um dos pontos panorâmicos mais bonitos de Lisboa. De lá, é possível ver a praça do Rossio, o Castelo de São Jorge e uma boa parte da região Baixa de Lisboa. Para chegar ao mirante, além da subida pela Calçada do Carmo, pode-se utilizar o Elevador de Santa Justa. Esse Elevador, em estilo neogótico, possui estruturas em ferro fundido e foi inaugurado em 1902, ligando a rua do Ouro ao Largo do Carmo. É cobrada uma pequena taxa para a utilização do mesmo. Apesar da interessante experiência, muitos desistem, devido a longas filas para acesso ao mesmo.

 

Linda vista do mirante do Largo do Carmo, em Lisboa, Portugal

 

Vista do Largo do Carmo

 

Elevador de Santa Justa, Lisboa, Portugal

É muito fácil chegar à Praça do Rossio e aos seus arredores. A linha verde do metrô e diversas linhas de ônibus passam por lá. Além desses, o serviço de táxi de Lisboa, além de eficiente, é relativamente barato. A região do Rossio é a minha preferida para a hospedagem, em Lisboa. O Hotel Americano Residence é uma boa opção. Convém lembrar que a estação de trem fica a 10 minutos de caminhada da Praça e o Aeroporto Internacional a 20 minutos de carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *