Lucca

Lucca, com menos de 100 mil habitantes, é uma das mais belas e visitadas cidades da região da Toscana, Itália. Partindo de Florença, está a 80 km e é facilmente acessada por trem que faz o percurso em uma hora. Além disso, Lucca fica a poucos quilômetros da cidade de Pisa, sendo, portanto, possível visitar as duas cidades em um mesmo dia.

Um dos prazeres ao visitar Lucca é percorrer as muralhas que cercam a cidade. Construídas no ano de 1500 e reformadas em 1645, com 4 km de extensão, tinham, inicialmente, a função de defesa do antigo povoado, mas que, na realidade, nunca foram utilizadas para tal. Atualmente, são uma belíssima passarela para caminhadas ou para andar de bicicletas. Descendo na estação do trem, é possível avistar as muralhas que possuem diversos caminhos para a travessia até a cidade.

Ao chegar próxima àquelas, imaginei que por trás se descortinaria uma pacata cidadezinha toscana. Entretanto, Lucca me surpreendeu pelas agitadas ruas, repletas de lojas de grifes famosas e com um frenético movimento de carros, motos e bicicletas. As ruas são estreitas, irregulares, labirínticas e com arquitetura em Art Nouveau. Uma dessas é a famosa Via Fillungo, com restaurantes e cafés. A Catedral de Lucca, em estilo românico e com fachada em mármore, foi erguida no século XIII e destaca-se na paisagem. Outras construções merecem a visitação, como o Palazzo Pfanner, onde funciona, atualmente, o museu de trajes nobres do século XVIII e a Casa Natale di Puccini, um museu sobre o famoso compositor de óperas. A Torre Guinige é um monumento de 44 metros de altura, construída ao lado do palacete de mesmo nome que pertenceu à família de nobres Guinige. Além da beleza arquitetônica, chama a atenção o fato da Torre possuir em seu topo um conjunto de árvores de carvalhos.

A parte mais charmosa da cidade é a Piazza del Mercato. A ampla Praça, contrastando com as estreitas ruelas, possui a forma de arena e foi construída no local onde funcionava uma arena romana de gladiadores. Os coloridos prédios ao entorno, com arcos, janelas e sacadas, dão um toque especial ao lugar. Diversos e típicos restaurantes e algumas lojas funcionam no local.

 

Estação de Lucca, Itália

 

Muralha de Lucca

 

Muralha de Lucca e um dos pontos de entrada para a cidade

 

Belíssimo caminho por cima da muralha

 

Ruelas de Lucca

 

Centro de Lucca

 

Catedral de Lucca

 

Centro de Lucca

 

Piazza del Mercato

 

Piazza del Mercato

 

Torre Guinige, Lucca, Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *