Moscou: Informações Básicas

Moscou, capital da Rússia com mais de 10 milhões de habitantes, é a maior cidade europeia. É o centro político, religioso, financeiro e cultural do país, além de ser, também, referência da malha ferroviária e rodoviária que cobre o país, pois as grandes vias partem de Moscou para as regiões mais longínquas desse gigantesco país. Desde o fim da Guerra Fria, a cidade vem despontando como importante destino turístico na Europa e no mundo.

É uma cidade apaixonante com belos e grandiosos monumentos (como o Kremlin), ostentando uma variada e rica arquitetura que contrasta edificações antigas com aquelas do marco comunista. Moscou possui palácios, igrejas e museus belíssimos, todavia, fiquei surpresa e encantada com as bem cuidadas e lindas praças, ornamentadas com variados jardins e fontes.

A história fincou raízes fortes e visíveis no cenário da cidade, mas engana-se quem acredita que devido ao seu passado comunista, a cidade é pacata e simplória. Moscou é um luxo: a quantidade de carros importados é impressionante, assim como o grande número de lojas de grife e marcas famosas.

A cidade não possui voos diretos com o Brasil, porém, está conectada com diversas cidades europeias. O aeroporto internacional Domodedovo fica a 35 km do centro da cidade. Na chegada ao país, todo visitante recebe um cartão de imigração, em duas vias, para ser preenchido com dados pessoais. Uma via será entregue ao pessoal da imigração na entrada e a outra deve ser guardada e entregue no momento da saída.

Para se deslocar até a cidade, pode ser usado o trem expresso, contudo, optei por pegar um táxi. É fundamental negociar, previamente, o preço da corrida, pois os taxímetros não são utilizados, mesmo nos carros licenciados. Além do mais, é importante anotar o nome e o endereço do hotel, tanto em inglês, quanto em russo. O motorista do táxi que nos levou conversou conosco, durante todo o trajeto, em russo e descobri que o problema de comunicação estava apenas começando!

É fundamental, para o bem estar do turista, aprender e decorar algumas palavras do enigmático alfabeto cirílico (inspirado no grego e no hebraico). Moscou não é bem sinalizada em inglês e é comum os visitantes passarem por dificuldades nos hotéis, nos restaurantes e nas ruas. Acredito que na próxima Copa do Mundo de Futebol, em 2018, esse problema será amenizado. A população, mesmo a mais jovem, também, não domina outras idiomas, portanto, pedir informações nas ruas é totalmente infrutífero.

Na década de 90, iniciou-se a reconstrução de diversos edifícios religiosos que tinham sido erguidos antes da Revolução de 1917, como a Catedral do Cristo Salvador, representando o resgate da cultura ortodoxa.

Devido à dificuldade de comunicação e visando facilitar a locomoção, optamos por ficar hospedados bem em frente à Praça Vermelha, na região central. O hotel escolhido foi o Nacional, um ícone da cidade que funciona em um lindo edifício com staff que fala inglês, o que facilitou, em muito, a nossa estadia. O Hotel Nacional possui acervo de fotos de políticos e celebridades (do mundo inteiro) que visitaram Moscou, em diversas épocas. Diariamente, o Hotel oferece visita guiada para conhecer as suas dependências e a sua história que se confunde com a da própria cidade. Para maiores detalhes sobre hospedagem, recomendo obterem informações com alessandra@traveltour.com.br. É bom lembrar que a Rússia não adota o Euro: a moeda local, o Rublo Russo, pode ser trocada nos bancos e nas casas de câmbio. Aconselho realizar a troca, aos poucos e diariamente, devido à constante flutuação de seu valor, frente a outras moedas estáveis.

Para o deslocamento dentro de Moscou, o metrô é a melhor opção. Além de eficiente, as estações do metrô são uma atração à parte, devido à sua suntuosidade e beleza. É fundamental adquirir um mapa bilíngue das linhas, não bastando, apenas, o em inglês, pois as estações não são bem sinalizadas.

 

Jardins e fontes da linda cidade de Moscou, capital da Rússia

 

Centro de Moscou, Rússia

 

Fonte de uma bem cuidada praça

 

Moscou: uma cidade muito florida

 

Moscou e suas lindas flores

 

Centro de Moscou, Rússia

 

Uma das incontáveis praças da cidade de Moscou, Rússia

 

O tradicional, imponente e belo Hotel Nacional

 

A linda Catedral do Cristo Salvador, em Moscou

 

O alfabeto cirílico do idioma russo (inspirado no grego e no hebraico)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *