Museu Paul Cézanne

Paul Cézanne foi um importante pintor francês e um dos responsáveis pela transição entre o Impressionismo, do final do século XIX, e o Cubismo, do início do século XX. Famoso pelas pinceladas curtas que dão a ideia de volume, é considerado o verdadeiro fundador da arte moderna. Cézanne foi amigo íntimo do escritor conterrâneo Émile Zola e influenciou muitos dos textos do mesmo, mas acabou rompendo com esse quando da publicação do livro “A Obra”, onde Zola contava a história de um pintor fracassado.

O Museu Paul Cézanne está instalado no antigo atelier do artista, na cidade de Aix-En- Provence, onde esse nasceu. A casa onde viveu e trabalhou, de 1902 a 1906, retrata bem o seu modo de vida, cotidiano e as suas inspirações. Através das suas janelas é possível reconhecer paisagens eternizadas nas telas do grande artista. Até mesmo a iluminação do ambiente nos remete a alguns quadros.

No atelier estão expostos objetos que o artista usou em seus quadros. Desses, os que mais me impressionaram foram os vasos de cerâmica e as caveiras. Também, é possível ver algumas peças de seu vestuário.

O Museu está localizado na Avenue Paul Cézanne, a 10 minutos de carro do centro da cidade de Aix. Funciona das 10 às 18 horas e os ingressos podem ser adquiridos no local ou no Centro de Informações Turísticas da cidade. A minha sugestão é a opção por visita guiada, para melhor entendimento do material exposto. Outra dica: ir de táxi ao Museu, devido a longas subidas no percurso e retornar caminhando, para melhor conhecer a sua cidade.

 

 

Entrada do Museu Paul Cézanne

 

Objetos do atelier de Cézanne

 

Objetos usados por Cézanne

 

Objetos usados pelo artista

 

Roupas de Paul Cézanne

 

Foto de Paul Cézanne, do arquivo do Museu Cézanne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *