Auguste Rodin (Paris, 12 de novembro de 1840 — Meudon, 17 de novembro de 1917) foi um importante escultor francês e a sua obra teve grande influência do impressionismo e do simbolismo.
O Museu (Musée) Rodin, criado em 1917 (em Paris/França), está instalado no palacete, em estilo rococó, do antigo Hotel Biron e dos seus jardins, onde o famoso escultor residiu por muitos anos.
A coleção é composta por mais de 6000 esculturas em mármore, bronze e outros materiais e, também, por milhares de pinturas, fotografias e outros objetos. Uma das salas do Museu é dedicada à obra de Camille Claudel que foi sua aluna e amante.
Os jardins são extensos, bem cuidados, muito bonitos e neles podemos apreciar famosas esculturas, como “A Porta do Inferno”, “Os Burgueses de Calais” e o “Pensador”. Um agradável restaurante, o Café do Museu, divide esse espaço com as obras do gênio da escultura, sendo um lugar ideal para uma pausa e contemplação de seu trabalho. A emoção de ficar próximo(a) a obras tão grandiosas, perfeitas e belas, torna a visita ao Museu um passeio imperdível.
O Museu Rodin funciona de terça a domingo, das 10 às 18 horas, e os ingressos podem ser adquiridos, facilmente, no local. A linha 13 do metrô, descendo na estação Varenne ou Invalides, serve esse local.








