Natal em Lisboa

O acesso relativamente fácil à capital portuguesa, a familiaridade da língua e dos costumes fazem de Lisboa um local muito interessante para se visitar durante o Natal. Além disso, o inverno é bem menos rigoroso do que no restante da Europa, permitindo maior proveito das atividades de rua, principalmente as noturnas.

A cidade é enfeitada, tradicionalmente, com muitas luzes que são inauguradas pelo Presidente da Câmera, por volta de 1º de dezembro. Os enfeites e festejos são concentrados na região da Baixa Lisboa, principalmente na região compreendida entre a Praça do Rossio e a Praça do Comércio (também, conhecida como Terreiro do Paço). Chama a atenção a preocupação dos governantes com os gastos públicos para a decoração de Natal e, igualmente, com a preservação do ambiente. Assim, é comum, nessa época, que os jornais publiquem os custos com a iluminação e as medidas tomadas em relação à economia e o impacto ambiental.

Nos últimos anos, um desfile com figuras natalinas percorre as principais ruas do comércio. Em Portugal, a figura do Papai Noel é bem constante e muito semelhante com a encontrada no Brasil, com brancas, longas barbas e trajes vermelhos. Lá, porém, o bom velhinho é denominado de “Pai Natal”. Na Praça do Comércio é montada uma enorme árvore de Natal e uma pista de patinação no gelo. Como em toda a Europa, os mercados com produtos natalinos artesanais é uma tradição e, normalmente, ficam expostos na própria Praça do Rossio e na Praça do Comércio.

Para quem quer comprar presentes, recomendo a Rua Augusta, com seu comércio bem variado de lojas populares e grifes famosas. A Rua, também, recebe uma bela decoração de luzes e constitui a via que liga a Praça do Rossio ao Terreiro do Paço (portanto, é um passeio imperdível). Fiquei encantada com os diversos grupos de corais de rua que realizam apresentações e com a tradição portuguesa de se colocar toalhas com cores e motivos natalinos nas janelas.

As delícias da culinária portuguesa ganham um destaque especial, nessa época. Na noite de Natal é tradição comer o bacalhau, inteiro ou em lascas, com batatas e couve, além dos doces à base de ovos e nozes.

A Missa do Galo, por sua vez, é muito procurada pelos moradores de Lisboa que lotam as principais igrejas da cidade. Diversos concertos musicais estão disponíveis, principalmente os de fado.

 

Praça do Comércio com a Árvore de Natal, Lisboa, Portugal

 

Crianças se divertindo com o Pai Natal, em Lisboa

 

Rua Augusta e as luzes de Natal

 

Rua Augusta

 

Rua Augusta, Lisboa

 

Arredores da Praça do Rossio, no Natal de Lisboa

 

Enfeites, na Praça do Rossio

 

Pela cidade de Lisboa, diversos enfeites

 

O tradicional bacalhau com batata e couve

 

As toalhas nas janelas das casas de Lisboa

 

Praça do Comércio, Lisboa, Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *