Natal em Paris!

Paris, uma das cidades mais visitadas do mundo, é linda em qualquer época do ano. No Natal, a capital da França recebe um toque adicional de charme, com luzes e enfeites para a ocasião. Não é comum que neve, mas o frio e a chuva fina estão sempre presentes.

Os moradores e turistas aguardam com ansiedade a inauguração da decoração de Natal da Avenida Champs-Élysées. As árvores que ladeiam a famosa via (centenários castanheiros da Índia) recebem charmosa iluminação, com movimentos sincronizados. Como os dias são curtos e o sol se põe cedo (por volta das 15:30), é possível aproveitar o passeio por mais tempo. As elegantes lojas da Avenida, também, capricham nos enfeites de suas vitrines, sendo uma atração à parte. Para quem quer levar as crianças para verem o Papai Noel, uma boa opção (e sem filas) é visitar a loja da Peugeot, ao número 136, ou a da Renault, ao número 53. São vendidas, nas duas, lembrancinhas muito interessantes. Ao início da Champs-Élysées, é erguido o Mercado de Natal, com comidas típicas, roupas e acessórios para o frio (recomendo a compra de luvas e gorros), bebidas e muita música. O local fica repleto de pessoas, particularmente à noite, sendo comum que famílias e amigos se reúnam para confraternizações.

 

A belíssima Avenida Champs-Élysées decorada para o Natal, em Paris, França

 

Detalhes da decoração de Natal da Champs-Élysées

 

Champs-Élysées, em dia típico de inverno

 

A fina chuva é uma constante no Natal de Paris

 

O Mercado de Natal, em Paris

 

O Mercado de Natal, habitualmente, movimentado

 

Iguaria no típico mercado de Natal de Paris

Diversas atrações ficam, normalmente, abertas, nos dias 25/12 e 01/01. A pista de patinação no gelo, localizada dentro do maravilhoso Grand Palais, é uma excelente opção de diversão, assim como a EuroDisney. Os passeios de barco pelo Rio Sena, igualmente, estão disponíveis por todos os dias do ano. A Torre Eiffel, ponto obrigatório de visita e que durante o Natal recebe iluminação especial, encontra-se aberta à visitação. O Louvre sempre fecha às terças-feiras e possui horário diferenciado nos feriados de finais de ano, sendo prudente consultar o seu site oficial. Os recitais de Natal são comuns e um dos mais belos acontece na Sainte Chapelle. O bairro de Montmartre, com seus aconchegantes restaurantes e cafés, também, é muito procurado nessa época do ano.

 

A Torre Eiffel iluminada para o Natal

 

Restaurante em Montmartre

A Galeria Lafayette, uma famosa loja de departamentos, localizada à Boulevard Haussmann, número 40, é uma atração imperdível de Paris, devido à sua luxuosa e inusitada decoração. Lotada nessa época do ano, é comum a presença de seguranças controlando o fluxo de entrada, com revista de bolsas. Recomendo a visita tanto ao prédio principal, quanto ao anexo, onde funciona um mercado com todos os tipos de iguarias. Não deixe de experimentar o bolo natalino Bûche de Noel, um rocambole recheado com creme, em formato de tronco de árvore. A Galeria oferece rica variedade de vinhos e especiarias.

 

Fachada da Galeria Lafayette

 

Interior da Galeria Lafayette

 

Decoração de Natal da Galeria Lafayette

 

Especiarias da Galeria Lafayette

 

Produtos para infusão de chá, na Galeria Lafayette

 

O Bûche de Noel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *