Neues Museum e a Rainha Nefertite

O Neues Museum (Museu Novo) está localizado na cidade de Berlim, na região conhecida como Ilha dos Museus, onde se encontra, também, o famoso Museu Pergamon. O belo edifício horizontal, erguido entre 1841 e 1855, foi muito danificado durante a Segunda Grande Guerra. Após um grande esforço de restauração, voltou a abrigar uma das maiores coleções de papiros e artes egípcias do mundo. Além disso, o Museu possui importantes objetos da pré-história e história antiga, distribuídos de forma sistemática e didática, de maneira a representar a evolução da humanidade. Um dos mais relevantes objetos é o Chapéu de Ouro de Berlim, em forma de cone e da Era do Bronze.

 

Fachada do Neues Museum, em Berlim, na Alemanha

 

Parte da fachada do Neues Museum

 

Belo salão do Neues Museum

 

Arte egípcia

 

Esculturas do Egito antigo

 

Sarcófagos

 

Acervo egípcio

 

Chapéu de Ouro de Berlim

De todas as riquezas do Museu, a mais impressionante, e que por si só vale a visita, é a escultura do busto de Nefertite. A rainha e esposa do faraó Amenófis IV, da XVIII dinastia do Antigo Egito, nasceu em 1370 a.C. e faleceu em 1330 a.C. O seu reinado aconteceu em período muito próspero para o Egito e ela foi, igualmente, responsável por mudanças religiosas significativas.

Em dezembro de 1912, um grupo de arqueólogos alemães encontrou, na cidade de Amarna, o busto da rainha Nefertite, totalmente intacto. A escultura, de 50 cm de altura, foi um importante achado para a arqueologia, pois mostrou como era, realmente, a fisionomia daquela mulher tão marcante para a história do Egito. Apesar do olho esquerdo não ter sido finalizado pelo seu criador, os traços da face de Nefertite estão perfeitos.

Os alemães levaram a escultura para a Alemanha, ainda que os egípcios reivindiquem o retorno da obra para o Egito. O busto de Nefertite é considerado uma das grandes esculturas da história da humanidade, com valor incalculável. Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães, temendo que a escultura fosse danificada, esconderam-a em Turíngia. Atualmente, o busto está exposto no Neues Museum.

 

A rainha Nefertite, Neues Museum, Berlim, Alemanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *