O Neues Museum (Museu Novo) está localizado na cidade de Berlim, na região conhecida como Ilha dos Museus, onde se encontra, também, o famoso Museu Pergamon. O belo edifício horizontal, erguido entre 1841 e 1855, foi muito danificado durante a Segunda Grande Guerra. Após um grande esforço de restauração, voltou a abrigar uma das maiores coleções de papiros e artes egípcias do mundo. Além disso, o Museu possui importantes objetos da pré-história e história antiga, distribuídos de forma sistemática e didática, de maneira a representar a evolução da humanidade. Um dos mais relevantes objetos é o Chapéu de Ouro de Berlim, em forma de cone e da Era do Bronze.








De todas as riquezas do Museu, a mais impressionante, e que por si só vale a visita, é a escultura do busto de Nefertite. A rainha e esposa do faraó Amenófis IV, da XVIII dinastia do Antigo Egito, nasceu em 1370 a.C. e faleceu em 1330 a.C. O seu reinado aconteceu em período muito próspero para o Egito e ela foi, igualmente, responsável por mudanças religiosas significativas.
Em dezembro de 1912, um grupo de arqueólogos alemães encontrou, na cidade de Amarna, o busto da rainha Nefertite, totalmente intacto. A escultura, de 50 cm de altura, foi um importante achado para a arqueologia, pois mostrou como era, realmente, a fisionomia daquela mulher tão marcante para a história do Egito. Apesar do olho esquerdo não ter sido finalizado pelo seu criador, os traços da face de Nefertite estão perfeitos.
Os alemães levaram a escultura para a Alemanha, ainda que os egípcios reivindiquem o retorno da obra para o Egito. O busto de Nefertite é considerado uma das grandes esculturas da história da humanidade, com valor incalculável. Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães, temendo que a escultura fosse danificada, esconderam-a em Turíngia. Atualmente, o busto está exposto no Neues Museum.
