Nevsky Prospekt: a Passarela de São Petersburgo

No ano de 1835, o escritor russo Nikolai Gógol publicou o livro Avenida Niévski, onde descrevia os encantos e a importância da principal rua de São Petersburgo. Construída sobre o pântano, a imponente rua representava a modernidade da época e a aproximação da Rússia com o ocidente.

Quase dois séculos depois, a avenida Nevsky Prospekt, ainda, é tudo aquilo que Gógol retratou e muito mais! É um passeio obrigatório para conhecer a alma da cidade de São Petersburgo. A via, que tem início na Praça do Palácio e termina no mosteiro de Alexander, é repleta de lojas, bares e restaurantes. O trânsito de carros é intenso, as calçadas são largas e muito floridas, atraindo pessoas de todas as idades. No verão, quando o sol fica ausente por poucas horas e os dias são longos, a avenida não para.

 

Avenida Nevsky Prospekt

Os principais pontos turísticos da cidade estão próximos à avenida, sendo a região mais aconselhável para hospedagem. Ficamos no Nevsky Hotel Grand e o recomendo.

É interessante reservar um dia para fazer todo o percurso da avenida a pé, observando a beleza das suas construções e, também, para as compras de souveniers típicos, como as bonecas matrioscas (matryoshka).

 

Avenida Nevsky

Durante o passeio pela avenida Nevsky, é obrigatória a parada em uma das lojas que vendem produtos de delikatessen típicos russos, como caviar e vódka, para a degustação.

 

Iguarias russas

 

Loja de iguarias russas com produtos para a degustação

Dentre os belos prédios da avenida, chama a atenção a igreja ortodoxa Catedral Mãe de Deus de Kazan, construída entre 1801 e 1811 para abrigar a imagem que foi encontrada na cidade de Kazan, à qual são atribuídos diversos milagres.

 

Catedral de Kazan

 

Vista noturna da Catedral de Kazan, na avenida Nevskt

Apesar de inúmeras opções de restaurantes na avenida Nevskt, o visitante enfrenta, na maioria, duas dificuldades: cardápios, apenas, na língua local e ausência de garçons que falam inglês. Acredito que tais dificuldades serão amenizadas para a Copa do Mundo de Futebol, em 2018.

Para aqueles que preferem algo mais que os fast foods, recomendo dois restaurantes localizados próximos a Catedral de Kazan, com preços bem acessíveis: Biblioteka, com opções bem variadas, incluindo café da manhã, e o Katyusha, especializado em culinária russa.

 

Interior do restaurante Biblioteka

 

Interior do restaurante Katyusha

A culinária russa possui opções diversas, mas três pratos merecem ser experimentados: o Strogonoff, bem diferente daquele que estamos acostumados, mais encorpado e com sabor mais forte do creme de leite; o Frango Kiev, com recheio de queijos e especiarias; e a sopa Borsch, de beterraba e creme de leite, fria ou quente.

 

Strogonoff

 

Frango Kiev

 

Sopa Borsch

 

Avenida Nevskt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *