Cesky Krumlov, localizada ao sul da república Tcheca, é uma pequena cidade, Patrimônio da Humanidade (pela UNESCO), que parece ter saído de algum conto de fadas. Logo na sua chegada, o visitante fica fascinado com a enorme construção ao alto de um morro: o Castelo de Cesky Krumlov.
A sua estrutura foi erguida em 1240 e é formada por vários edifícios, palácios interligados e um magnífico jardim. O que mais me encantou, no início do passeio, foi a torre em tons de rosa e verde, com seis andares e que à noite recebe uma iluminação especial, ficando ainda mais linda. Quem tiver ânimo e disposição para subir os seus 160 degraus, terá acesso a uma das mais belas vistas da cidade. Como todo castelo medieval, Cesky Krumlov possui um enorme fosso com uma ponte móvel, destinado à sua proteção. É interessante perceber a preservação da tradição medieval em se criar ursos nesse fosso, como guardiões do Castelo. Os animais são considerados os mascotes da cidade e recebem tratamento especial. Podem ser fotografados, mas é proibido jogar qualquer tipo de alimento para eles (o que constitui grave infração).
Os jardins (que cobrem 11 hectares), pátios e áreas externas são abertos, gratuitamente, ao público, constituindo passeio imperdível. Merece ser realizado com tempo e, de preferência, durante o dia. Recomendo a visita interna, em separado.
Cesky Krumlov recebeu influências do período gótico, barroco e renascentista e suas paredes são finamente decoradas. Em seu interior, existe um enorme salão no qual eram realizados os bailes de máscaras. A Cloak Bridge é uma ponte interna que interliga dois edifícios do Castelo e onde existem belíssimas estátuas originais da época da construção. O seu teatro barroco é um dos mais bem preservados da Europa, mantendo o palco e o auditório com características, totalmente, originais.
O Castelo de Cesky Krumlov funciona, atualmente, como um dos principais museus da República Tcheca e oferece, basicamente, 3 tipos de tours guiados em inglês: um passeio de 1 hora, que leva o visitante aos principais cômodos renascentistas e barrocos, incluindo a capela; outro que é concentrado na parte que foi moradia da família Schwarzenberg; e o último que mostra todo o Castelo, concentrando-se no teatro barroco. Os ingressos são, facilmente, adquiridos no local e o acesso até Cesky Krumlov é fácil, partindo de qualquer ponto, já que a cidade é pequena.












