O Castelo de Cesky Krumlov

Cesky Krumlov, localizada ao sul da república Tcheca, é uma pequena cidade, Patrimônio da Humanidade (pela UNESCO), que parece ter saído de algum conto de fadas. Logo na sua chegada, o visitante fica fascinado com a enorme construção ao alto de um morro: o Castelo de Cesky Krumlov.

A sua estrutura foi erguida em 1240 e é formada por vários edifícios, palácios interligados e um magnífico jardim. O que mais me encantou, no início do passeio, foi a torre em tons de rosa e verde, com seis andares e que à noite recebe uma iluminação especial, ficando ainda mais linda. Quem tiver ânimo e disposição para subir os seus 160 degraus, terá acesso a uma das mais belas vistas da cidade. Como todo castelo medieval, Cesky Krumlov possui um enorme fosso com uma ponte móvel, destinado à sua proteção. É interessante perceber a preservação da tradição medieval em se criar ursos nesse fosso, como guardiões do Castelo. Os animais são considerados os mascotes da cidade e recebem tratamento especial. Podem ser fotografados, mas é proibido jogar qualquer tipo de alimento para eles (o que constitui grave infração).

Os jardins (que cobrem 11 hectares), pátios e áreas externas são abertos, gratuitamente, ao público, constituindo passeio imperdível. Merece ser realizado com tempo e, de preferência, durante o dia. Recomendo a visita interna, em separado.

Cesky Krumlov recebeu influências do período gótico, barroco e renascentista e suas paredes são finamente decoradas. Em seu interior, existe um enorme salão no qual eram realizados os bailes de máscaras. A Cloak Bridge é uma ponte interna que interliga dois edifícios do Castelo e onde existem belíssimas estátuas originais da época da construção. O seu teatro barroco é um dos mais bem preservados da Europa, mantendo o palco e o auditório com características, totalmente, originais.

O Castelo de Cesky Krumlov funciona, atualmente, como um dos principais museus da República Tcheca e oferece, basicamente, 3 tipos de tours guiados em inglês: um passeio de 1 hora, que leva o visitante aos principais cômodos renascentistas e barrocos, incluindo a capela; outro que é concentrado na parte que foi moradia da família Schwarzenberg; e o último que mostra todo o Castelo, concentrando-se no teatro barroco. Os ingressos são, facilmente, adquiridos no local e o acesso até Cesky Krumlov é fácil, partindo de qualquer ponto, já que a cidade é pequena.

 

Vista do Castelo de Cesky Krumlov

 

Vista parcial da cidade de Cesky Krumlov e o seu Castelo, ao fundo

 

Torre do Castelo iluminada à noite

 

Lateral de um dos edifícios do Castelo

 

Ursos guardiões, no fosso do Castelo

 

Ursos mascotes tirando uma soneca

 

Vista da ponte que interliga edifícios do Castelo

 

Área interna do Castelo

 

Área interna do Castelo

 

Jardins do Castelo de Cesky Krumlov

 

Jardins do Castelo

 

O Castelo e a sua Torre

 

Linda vista noturna do Castelo Cesky Krumlov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *