O Charme da Champs-Elysées

A Avenida Champs-Elysées, em Paris, é uma das mais famosas, luxuosas e com o metro quadrado mais valorizado do mundo. Possui cerca de 70 metros de largura e quase 2 km de comprimento, iniciando-se na Praça de La Concorde e seguindo até a Praça Charles de Gaulle (onde está situado o famoso Arco do Triunfo).

A Champs-Elysées é repleta de cafés, restaurantes, cinemas e toda ladeada por árvores de Castanheiras da Índia. É reconhecida como “a mais bela avenida do mundo”, possui (desde a sua construção, em 1667) calçadas largas para pedestres e a via dos carros é revestida por pedras. Está sempre movimentada, recebe milhares de turistas e é importante via para o trânsito de Paris. Além disso, é local destinado a manifestações e comemorações diversas. No Natal, turistas e moradores aguardam a inauguração da decoração e feira natalinas. É bom ficar atento(a) aos golpistas, frequentes no local, solicitando assinaturas dos turistas para instituições de caridade ou de meio ambiente. É, também, região da capital com grande número de mendigos.

Para quem visita Paris pela primeira vez, recomendo começar o passeio pela Avenida Champs-Elysées. O ideal é pegar as linhas do metrô 1, 2 ou 6, descer na Estação Charles de Gaulle-Etoile e começar a caminhada do final da Avenida para o seu início, ou seja, do Arco do Triunfo até a Praça de La Concorde. Ao descer na estação de metrô Charles de Gaulle, o visitante tem acesso a uma escada que o levará para frente do Arco do Triunfo (com uma espetacular visão do grandioso monumento).

 

A Avenida Champs-Elysées e o Arco do Triunfo, em Paris, França

 

Avenida Champs-Elysée em um dia de verão, com suas bem largas calçadas

 

Castanheiras da Índia, na avenida Champs-Elysées

 

Avenida Champs-Elysées

O Arco do Triunfo, inaugurado em 1836, foi encomendado pelo próprio Napoleão Bonaparte, em comemoração às suas inúmeras vitórias militares. Particularmente, o considero o monumento mais belo de Paris. É impossível não ficar fascinado(a) por aquela estrutura de 50 metros de altura, por 45 metros de largura e mais de 20 metros de profundidade. Em cada um dos pilares, estátuas em alto relevo, baixo relevo e diversas figuras simbolizando batalhas. O Arco possui elevador para aceder à parte superior, de onde se pode desfrutar de uma magnífica vista da Cidade Luz. No seu interior, existe um museu que conta a história da construção do monumento. A fila para subir ao topo e visitar o museu costuma ser longa e com grande tempo de espera. Portanto, para quem tem pouco tempo disponível em Paris, recomendo não subir ao topo. Uma das cenas mais emocionantes e bonitas da cidade é assistir ao por do sol iluminando o Arco do Triunfo. A rotatória desse é conhecida como Etoile (estrela), porque 12 avenidas irradiam-se dali.

 

Arco do Triunfo, em uma noite de inverno

 

O Arco do Triunfo, em Paris

 

Nem mesmo um dia nublado e chuvoso tira a beleza do Arco do Triunfo

Os edifícios da Champs-Elysées são belíssimos e ricos em detalhes. Muitos são ocupados por lojas de grifes famosas. As vitrines luxuosas completam o cenário. Para quem gosta de carros raros e exóticos, o passeio nas lojas da Renault e Peugeot é imperdível. E para os amantes do futebol, a loja do Paris Saint-Germain vende de tudo sobre o famoso time francês. Um detalhe interessante e muito luxuoso é a escadaria em cristais de Swarovski, da loja de mesmo nome. Para os turistas, a loja da Fnac é ótima opção para comprar ingressos, sem filas, para diversas atrações em Paris, incluindo o Louvre. Diversos restaurantes, cafés e fast foods estão disponíveis na Champs-Elysées. Apesar dos preços um pouco mais caro do que os de restaurantes fora da famosa Avenida, não deixa de ser uma interessante experiência pelo charme e glamour do local (não espere encontrar algo espetacular da cozinha francesa). No número 104, uma placa comemorativa chama a atenção, principalmente, dos brasileiros: ali viveu Alberto Santos Dumont.

 

Edifício na belíssima Avenida Champs-Elysée, Paris

 

Escadaria de cristais, na Loja Swarovski

 

Carros exóticos na loja da Renault

 

Vitrines da Champ-Elysées

 

Bela arquitetura na Avenida

 

Placa na avenida Champs-Elysée, indicando que ali foi residência de Santos Dumont

 

Loja do time de futebol Paris Saint-Germain

A Praça de La Concorde é a segunda maior praça de Paris e palco de importantes eventos da história, como as execuções por guilhotina da monarquia francesa (de Luís XVI e Maria Antonieta, como exemplos). Chama a atenção, também, o Obelisco de Luxor, com 227 toneladas e 23 metros de altura. O monumento foi oferecido pelo Egito à França, em reconhecimento aos franceses que traduziram diversos hieróglifos. Além de ser o início da Avenida Champs-Elysées, a Praça faz limite com o rio Sena e o Jardim das Tulherias. O complexo arquitetônico ao redor da de La Concorde é, igualmente, belíssimo.

 

A Praça de La Concorde, Paris, França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *