O Mercado de Bergen

Bergen é uma das mais bonitas cidades da Noruega e, também, ponto de partida para quem pretende conhecer os Fjords Noruegueses. Localizada à beira mar, possui tradição pesqueira, desde a Idade Média, quando os pescadores aqui se reuniam para trocas e exposições de suas mercadorias.

Nesse local, nasceu o Mercado de Bergen, uma das maiores e mais famosas feiras ao ar livre de toda a Europa. Situado no centro da cidade, no cais e em frente ao centro histórico de Bryggen, é um passeio imperdível e que proporciona contato com a rica cultura local. Em 2012, o Mercado foi modernizado com a construção de um edifício arrojado que abriga os restaurantes, no espaço inferior (semi aberto), e, no andar superior, o Centro de Informações Turísticas da cidade.

É possível comprar peixe e crustáceos frescos e vivos, mas o que mais fascina é apreciar os pescadores preparando os diversos pratos dos restaurantes. Centenas de pessoas passam pelo Mercado, diariamente, para apreciarem a culinária local. Enquanto o prato é preparado, é possível degustar vinhos e cervejas, além de uma boa conversa com os pescadores que não medem esforços para agradarem os visitantes.

Peixes, camarões, lagostas, assados ou grelhados, e acompanhados de saladas e pão com caviar, são os pratos mais procurados. Fiquei impressionada com o caranguejo gigante (os pescadores foram gentis, retirando um deles do tanque, para que eu pudesse fotografá-lo).

É possível conhecer e provar a carne de baleia cuja pesca é permitida na Noruega, de acordo com um número estipulado pelo governo. Confesso que não a achei atraente, já que a sua cor é muito escura e o sabor bem intenso. Outras carnes exóticas, como as de rena, igualmente, estão à venda no Mercado de Bergen.

 

Vista da cidade de Bergen, Noruega

 

O diversificado e agradável Mercado de Bergen

 

Pratos servidos no Mercado de Bergen, Noruega

 

Comidas preparadas no Mercado de Bergen

 

Pratos servidos no Mercado de Bergen

 

Produtos à venda no Mercado

 

Carne de baleia

 

Salames de renas

 

Caranguejo gigante

 

Iguarias do Mercado de Bergen, na Noruega

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *