O Mercado de Flores de Amsterdam

Um dos lugares imperdíveis e mais visitados da cidade de Amsterdam (Amsterdã) é o seu Mercado de Flores, conhecido como Bloemenmarkt. Fundado em 1862, funcionou, inicialmente, em barcos flutuantes que subiam o canal de Singel repletos de flores, mudas e sementes. Atualmente, o Mercado está no mesmo local. As barcas são, contudo, fixas, com a frente voltada para a rua Singel e com cúpulas de vidro, imitando as estufas encontradas nos campos.

É impossível não ficar encantado(a) com a diversidade de cores e aromas. A variedade de flores depende da época do ano: na primavera, chama a atenção as tulipas, no verão, as rosas, e no Natal, os pinheiros. Lírios, narcisos, cravos e outros, colorem o ambiente, por todo o ano. Há uma grande diversidade de sementes e bulbos, porém, é importante, antes de comprá-los, informar-se se é permitida a entrada dos mesmos de acordo com as leis do país de destino, evitando transtornos alfandegários. Além disso, por mais linda que seja a tulipa, dificilmente o seu bulbo irá florescer em um país tropical, como o Brasil. É comum, diante de um cenário tão belo, que os turistas desejem fotografar ou filmar. Entretanto, algumas barracas possuem avisos proibindo isso (é aconselhável pedir autorização para tirar fotos, aos feirantes, mesmo nos locais permitidos).

As barracas vendem, também, lembrancinhas típicas da Holanda, como as miniaturas de tamancos e as porcelanas Delfts Blauw, azuis e brancas. Os preços são bem razoáveis e é um dos meus locais preferidos para a compra de souveniers. O mercado abre diariamente, inclusive aos domingos e feriados. Está, sempre, repleto de turistas. Recomendo a visita, igualmente, às lojas de queijos que ficam bem em frente às barracas de flores, onde é possível degustar os mais variados tipos de queijos holandeses, acompanhados por um bom vinho.

O Mercado de Flores está localizado entre as pontes Koningsplein e Muntplein. É interessante tirar fotos a partir de uma dessas, para se ter uma visão mais completa do Mercado. Como, absolutamente, tudo na Holanda, o local é muito bem sinalizado e seguro. Os trams (transporte de superfície) de números 1, 2 e 5, param bem próximos à ponte Koningsplein.

 

O Mercado de Flores de Amsterdam, Holanda

 

Rua do canal Singel

 

Um das barracas do Mercado de Flores, Amsterdam, Holanda

 

Grande variedade de lindas flores, no Bloemenmarkt

 

Grande variedade de sementes no Mercado de Flores de Amsterdam, Holanda

 

Souveniers típicos holandeses

 

Entrada de uma das barracas do Mercado de Flores, Amsterdã, Holanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *