O Palácio de Lednice

Lednice é uma pequena cidade da República Tcheca, localizada na região da Morávia do Sul, bem próxima à fronteira com a Áustria e distante 270 km de Praga. É pacata, aconchegante e possui um dos mais belos castelos do centro/leste europeu: o Palácio de Lednice. O enorme castelo foi erguido em 1222 e em 1249 foi cedido pelo rei tcheco Vaclav I ao rei austríaco Sigfried Sirotek. Desde então, recebeu diversas reformas internas e externas e foi moradia, por muitos anos, da família Liechtenstein. O Palácio, atualmente, permanece como no século XIX, quando o príncipe Alois II decidiu transformá-lo em um castelo de verão, no estilo neogótico, para receber a nobreza europeia. Desde 1996, todo o complexo arquitetônico do Palácio de Lednice foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

No caminho do centro da cidade ao Palácio, é possível admirar os incontáveis e belos jardins floridos que chegam a rodear o próprio Palácio e cobrem, ao todo, a extensão de 200 km (é o maior da República Tcheca). Tapetes de flores coloridas, estátuas, fontes e um enorme lago contrastam com o chão arenoso do lugar. No verão, o intenso calor não é amenizado pelas poucas árvores, sendo necessário o uso de protetor solar e chapéus. Pequenas lanchonetes vendem suco, água e refrigerantes. Não vi locais que servem refeições maiores.

Ao centro do grande jardim, chama a atenção uma enorme construção de vidro, denominada Casa Verde, onde funciona uma estufa para o cultivo de flores e plantas exóticas. As visitas à estufa são realizadas entre 9 e 18 horas, diariamente. Atraem desde turistas a estudiosos da área.

O edifício do Palácio, em tom amarelo, destaca-se na paisagem com as suas belas janelas, sacadas e torres. As visitas ao seu interior são guiadas, com a opção de ser na língua inglesa (não são permitidas fotografias ou filmagens). É possível visitar os ambientes frequentados pela nobreza da época, muito bem conservados. A biblioteca e o salão principal são os locais mais importantes. Uma dica importante: o Palácio somente fica aberto à visitação no verão, de abril a outubro.

 

A pequena cidade de Lednice, na República Tcheca

 

O belíssimo Palácio de Lednice

 

Detalhes do Palácio de Lednice

 

Fachada do Palácio

 

Jardim do Palácio e a Casa Verde

 

Jardins do Palácio

 

Parte do jardim onde está disponível uma lanchonete

 

Jardim do Palácio de Lednice e a estufa Casa Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *