Oberndorf e a Magia de uma Canção

Oberndorf é um pequeno vilarejo situado a 17 km ao norte de Salzburg, Áustria, exatamente na fronteira com a Alemanha. O rio Salzach representa a fronteira natural entre os dois países, separando de um lado, a cidade de Laufen (Alemanha), e de outro, o vilarejo de Oberndorf (Áustria). Partindo de Salzburg, o melhor caminho para chegar aqui é de trem, descendo na estação da cidade de Laufen. Em seguida, basta caminhar pela ponte sobre o rio Salzach e atravessar até Oberndorf, apreciando uma incrível paisagem. Ao meio da ponte, existe uma placa demarcando o exato ponto da fronteira entre os dois países.

Laufen e Oberndorf, apesar de serem consideradas cidades gêmeas e da população transitar entre as duas, possuem características bem distintas e relacionadas à cultura do país a que cada uma pertence. Apesar de pequena, a cidade de Oberndorf ficou conhecida no mundo inteiro, pois nela foi criada e cantada (pela primeira vez) a mais famosa melodia de Natal: Silent Night (Noite Feliz).

A canção foi criada em 1818, quando um padre da cidade, Joseph Mohr, pediu ao amigo músico, Franz Gruber, para compor melodia para uns versos que ele mesmo, Joseph, tinha escrito anos antes. O padre queria uma música bonita e fácil de ser executada pelos moradores locais, durante a missa do Galo daquele ano, em substituição à apresentação do órgão da igreja que tinha acabado de estragar. Os moradores a cantaram, nascendo, assim, a música “Noite Feliz”. De Oberndorf espalhou-se para o mundo e hoje é cantada em mais de 300 idiomas e considerada o verdadeiro hino de Natal.

O local onde a canção foi executada pela primeira vez possui uma singela capela, bem conservada. É impossível não se emocionar com a energia que emana do lugar, com a história e paisagem ao redor. Próximo à capela, um museu guarda documentos preciosos, como a partitura da canção e outros objetos natalinos da época. Na loja de souverniers, é possível comprar diversas lembrancinhas sobre o tema.

 

Vista de Oberndorf, Áustria

 

Cidade de Laufer (Alemanha), vizinha de Oberndorf

 

Cidade de Laufen

 

Ponte que liga Laufen, na Alemanha, à Oberndorf, Áustria

 

O exato ponto da divisa entre os dois países

 

Vista frontal da Capela Noite Feliz

 

Capela Noite Feliz

 

Vista lateral da Capela

 

Altar da Capela Noite Feliz

 

Ruas tranquilas de Oberndorf

 

Museu Noite Feliz, Oberndorf, Áustria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *