Os Mistérios de Kutná Hora

Kutná Hora é uma cidade localizada a 80km de distância de Praga e considerada Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, devido ao seu grande acervo arquitetônico e histórico. Aparentemente, Kutná Hora surgiu no século X, mas o seu apogeu ocorreu, somente, no século XIII, com a descoberta e a exploração da prata, em sua região: a cidade já foi responsável por um 1/3 de todo o consumo desse elemento na Europa!

A cidade é pacata, de ruas estreitas, e esconde tesouros arquitetônicos como a Igreja de Santa Bárbara, em estilo gótico, que levou 500 anos para ser construída. Em seu centro, chama a atenção a Fonte de Pedra, igualmente, em estilo gótico.

 

A bela cidade de Kutná Hora, na República Tcheca

 

Kutná Hora

 

A Igreja de Santa Bárbara

 

Lateral da Igreja de Santa Bárbara

 

Fonte de Pedra, em Kutná Hora

 

Museu da cidade de Kutná Hora

O que mais fascina em Kutná Hora, entretanto, e o que atrai turistas de todo o mundo é o Ossuário de Sedlec: uma pequena capela decorada com ossos humanos, localizada ao subsolo da Igreja de Todos os Santos e se estendendo até o Cemitério. Milhares de pessoas foram, aqui, enterradas, por dois motivos: acreditava-se que o terreno era sagrado, pois o mesmo continha terra trazida do local onde Jesus morreu, na Palestina, e por causa do surto de Peste Negra que dizimou parte da população europeia, no século XIV.

Com a construção da Igreja, os ossos foram exumados e empilhados. Em 1870, Frantisek Rint foi incubido de organizá-los. O artista resolveu, então, construir candelabros, guirlandas, brasões e outros adornos com as ossadas e decorar toda a capela. Acredita-se que foram usados entre 40.000 e 70.000 esqueletos humanos.

O resultado é, ao mesmo tempo, bizarro e belo. É um local sagrado e merecedor de profundo respeito e não cabe, nos tempos atuais, quaisquer julgamentos sobre se o que foi feito é ou não certo.

 

Ossuário de Sedlec, ao subsolo da Igreja de Santa Bárbara, em Kutná Hora

 

Ossuário de Sedlec

 

Detalhe do Ossuário de Sedlec

 

Brasão, no Ossuário de Sedlec

 

Detalhe do Ossuário de Sedlec

 

Teto da capela Ossuário de Sedlec, em Kutná Hora

Para chegarmos a Kutná Hora, podemos usar trens ou ônibus que saem de Praga e fazem o trajeto, regularmente, em diferentes horários. Diversas empresas locais de turismo realizam o passeio, com duração de 5 a 6 horas. Informações estão disponíveis no Centro de Turismo, em Praga. Fiz minha reserva do passeio no próprio hotel no qual me hospedei. Por qualquer que seja o motivo, vale muito a pena conhecer a cidade de Kutná Hora!

 

Kutná Hora, na República Tcheca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *