Palácio de Catarina e a Oitava Maravilha do Mundo

O Palácio de Catarina, em estilo barroco, é uma imponente construção do século XVIII que era destinada à moradia dos Czares, no verão. Está localizado na cidade de Tsarskoye Selo, próximo a São Petersburgo – Rússia. A ideia de construir o palácio partiu de Catarina I, em 1717. Porém, diversas sucessoras, de outras gerações, foram responsáveis por mudanças e ampliações no palacete, com destaque para a realizada pela Imperatriz Isabel que não poupou ouro na decoração e, praticamente, demoliu o palácio, construindo um novo. Outra Catarina, conhecida como A Grande, foi responsável por diversas reformas no interior do palácio e criação de jardins suspensos. O fato é que, a cada reforma, o palácio ficava maior e mais opulento.

 

Palácio de Catarina

 

Detalhe da fachada do palácio

O Palácio possui um imenso jardim com lagos, riachos e variedade de flores. Esquilos são vistos por toda a parte. Chama a atenção a delicadeza do muro e dos portões que cercam o palácio.

 

Portões do Palácio

 

Jardins do Palácio de Catarina

 

Jardim do Palácio de Catarina

Internamente, o Palácio impressiona pela riqueza de detalhes em ouro, pedras preciosas e tecidos finos. O Salão de Festas, com o ouro contrastando com espelhos, é magnífico! Além desse, podemos apreciar a sala de jantar, com louças e baixelas em ouro.

 

Escadarias na entrada do Palácio

 

Salão de festas

 

Salão de festas

 

Sala de jantar

 

Luxo e requinte no interior do Palácio

A maior preciosidade do Palácio é o Salão do Âmbar!  O ambiente, todo coberto por essa resina fóssil que é mais valiosa do que o ouro, é único no mundo e lhe rendeu o título de A Oitava Maravilha Do Mundo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Salão do Âmbar foi destruído e saqueada pelos nazistas. Posteriormente, a própria Alemanha investiu na sua recuperação.

 

Salão do Âmbar

Para visitar o Palácio de Catarina e conhecer melhor a história da Rússia, do ponto de vista dos próprios russos, sugiro a contratação de um guia especializado. Indico os guias da Markotour-Travel Company que possuem pessoal que dominam o inglês e, também, o português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *