Piccadilly Circus: o Coração de Londres

Piccadilly Circus é uma praça ao centro de Londres formada pelo cruzamento das ruas Regent Street, Shaftesbure Avenue, Haymarket Street e Piccadilly Street. É impressionante como uma região relativamente pequena atrai tantos turistas e que, em conjunto com o rápido andar de seus cidadãos, transformam a Praça no lugar mais movimentado de Londres. Não propriamente bonita, mas, o que mais atrai os turistas é, justamente, a grande concentração de turistas! Estima-se que cerca de 35 milhões desses visitam a Piccadilly, anualmente, e outros 20 milhões passam por ela de ônibus ou carro. É impressionante como o mundo inteiro parece se encontrar nesse lugar.

A fama de Piccadilly Circus começou na década de 60, quando nos seus arredores foram instaladas grandes magazines e famosas lojas de grife. Dentre essas, destaco a gigante LillyWhites, de material esportivo e com preços muito bons. Os gigantescos painéis de publicidade da Praça são conhecidos como Piccadilly Lights, ganhando efeitos especiais a cada temporada e aglomerando mais pessoas, particularmente à noite. As intensas luzes estão presentes mesmo durante o dia e somente foram desligadas, em sinal de luto, apenas poucas vezes, como no funeral de Churchill e Lady Di. Recentemente, foram desligadas para a troca de painéis. O local já foi cenário de filmes e, também, de comerciais famosos.

No século 19, a Piccadilly Circus ganhou uma estátua em alumínio esculpida por Alfred Gilbert. Apesar de ser conhecida como a estátua do deus grego Eros, na realidade, trata-se da figura do irmão de Eros, Anteros.

A melhor maneira para chegar à Piccadilly é através do metrô, pelas linhas Bakerloo e Piccadilly. De lá, é possível caminhar até outros pontos turísticos de Londres, como a Trafalgar Square e Leicester Square.

Para quem quer sair um pouco do burburio da Piccadilly Circus, recomendo a livraria Waterstone que fica na própria Praça. É a maior da Europa e possui 6 andares voltados para a venda de livros e papelaria, em geral. No térreo estão os lançamentos e a literatura inglesa e o último andar abriga um bar e restaurante com magnífica vista da Piccadilly Circus. Fiquei impressionada com a quantidade de livros de autores brasileiros, inclusive, em português.

 

Piccadilly Circus, Londres, Reino Unido

 

Piccadilly Circus

 

Estátua de Anteros

 

Entrada/Saída do metrô

 

Iluminação de uma das lojas

 

Piccadilly e seus famosos painéis, Londres, Reino Unido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *