A Ponte Vecchio, em Florença

A Ponte Vecchio (Velha) é um dos símbolos de Florença, Itália, e um dos lugares mais visitados da cidade, tanto pela sua história, quanto pela beleza da paisagem do local. A estrutura medieval foi erguida sobre o rio Arno, no ano de 1345, em substituição a outras, mais precárias, que existiam desde a época dos antigos romanos. Foi projetada por Taddeo Gaddi, aluno de Giotto, possui 3 arcos (o maior deles com 30 metros de diâmetro) e é, totalmente, coberta.

Desde a sua inauguração, foi construída visando atender lojas e o comércio da região. Inicialmente, a Ponte Vecchio foi ocupada por ferreiros, açougueiros e curtidores que jogavam o lixo no próprio rio Arno, causando muito barulho e cheiro desagradável. Em 1593, o duque Fernando I expulsou todos os comerciantes da Ponte, substituindo-os por joalheiros e ourives. No seu interior e centro está o busto do famoso ourives Bevenuto Cellini. Em 1565, Giorgio Vasari projetou um corredor por cima das lojas, permitindo a passagem e circulação dos nobres da época, sem contato direto com o povo.

Atualmente, a Ponte possui joalherias antigas e tradicionais, com vitrines de madeira, repletas de joias em pedras preciosas, ouro, prata e objetos de adorno. Para se dirigir à Ponte Vecchio, existem vários caminhos a partir do centro de Florença. Porém, recomendo caminhar pela Piazza (Praça) della Signoria e atravessar a Galleria Ufizzi (até a margem do rio Arno), de onde se tem uma maravilhosa vista de toda a Ponte. Em seguida, o ideal é caminhar por poucos metros até essa, atravessando-a. Da Ponte Vecchio é possível avistar outras sobre o mesmo rio e a paisagem é belíssima, principalmente ao por do sol. Normalmente, fica repleta de turistas a qualquer hora do dia.

Um fato interessante é que essa foi a única ponte que escapou da destruição da Segunda Guerra Mundial, a pedido do próprio Hitler.

 

Ponte Vecchio, vista da janela do museu Galeria Ufizzi

 

A Ponte Vecchio, coberta e com inúmeras lojas e joalherias

 

Detalhes da Ponte Vecchio e um dos seus arcos

 

A beleza da Ponte Vecchio sobre o Rio Arno, em Florença, na Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *