Provence: Cor e perfume de Lavanda!

A região da Provence, ao sul da França, é famosa pelas suas cidades elegantes, culinária típica, vinho rosé e calor mediterrâneo. Contudo, nada é mais fascinante do que os seus campos de lavanda: extensas plantações dessa flor delicada e com perfume característico, formando corredores que parecem bailarem ao vento, deixam qualquer visitante perplexo e maravilhado.

A lavanda floresce ao final do mês de junho e, com o passar dos dias, a cor lilás delicada se transforma, aos poucos, em violeta de tons mais escuros. A colheita é realizada entre 15 de julho a 15 de agosto, o que pode variar conforme as condições climáticas – portanto, para visitar os campos, a melhor época está nas primeiras semanas do mês de julho. O óleo essencial da lavanda é usado na indústria de perfumaria e farmacêutica. Nos campos, podemos ver tanto a lavanda verdadeira, quanto uma espécie híbrida que possui haste mais longa e mais ramificada (todavia, esses detalhes técnicos são pouco importantes diante da tamanha beleza proporcionada por essa flor).

Para conhecer os campos, o ideal é começar a visita a partir da cidade de Aix-En-Provence, próxima a Marselha. Em seu Centro de Informações Turísticas, é possível comprar passeios para visitar as fazendas de lavanda e, também, a fábrica de perfumes L’Occitane. Por toda a cidade, produtos diversos, à base da lavanda, como perfumes, sabonetes, mel, bebidas e geleias são comercializados. Por sua vez, muitos dos campos de lavanda são alternados com plantações de girassóis, transformando a paisagem e deixando-a, ainda mais, espetacular.

 

Campos de lavanda

 

 

Loja de produtos de lavanda

 

 

 

 

 

Um pensamento em “Provence: Cor e perfume de Lavanda!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *