Restaurantes Típicos dos Países Bálticos

Os países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia) são repletos de história, belas paisagens, arte e cultura, ainda pouco conhecidos dos brasileiros. Um dos passeios imperdíveis, e inesquecíveis, está na visita aos restaurantes típicos e temáticos dessa região. Ao contrário do que possa parecer, esses restaurantes não são apenas para atraírem turistas, são locais de divulgação da história, arte e culinária bálticas e muito frequentados pelos próprios moradores. Portanto, para aqueles que estão planejando uma viagem à Lituânia, Letônia ou Estônia, recomendo colocarem no roteiro um almoço ou jantar em um desses restaurantes.

O Restaurante Forto Dvaras, na cidade de Vilnius, capital da Lituânia, é um dos melhores da Europa. Localizado à rua mais charmosa da cidade, a rua Pilies, bem ao início dessa, e próximo a famosa Catedral de Vilnius, possui ambiente finamente decorado e impecável atendimento. O estabelecimento possui cadeiras na calçada, o que é bastante convidativo para os dias de verão. Todavia, recomendo conhecer o ambiente interno, muito mais aconchegante e com decoração típica da Lituânia. A maioria dos atendentes fala inglês e é possível ter acesso ao cardápio bilíngue. O país tem muito orgulho de suas cervejas e no Forto Dvaras é possível experimentar inúmeras delas. Particularmente, optei por aquelas com menor teor alcoólico e gostei de todas que experimentei. O restaurante serve uma grande variedade de carnes grelhadas, acompanhadas com legumes e purê de batatas. É possível perceber a influência da dominação russa em diversos pratos, como o strogonoff e as sopas geladas de beterraba, como exemplos. Alguns pratos exóticos chamam a atenção, como orelhas de porco defumadas servidas com legumes. Recomendo experimentar os tradicionais Zeppelins (bolinhos cozidos de batata, com recheios diversos) e as batatas gratinadas. De todos os pratos que experimentei, o que mais chamou a minha atenção foi a sopa de cogumelos servida dentro de um pão caseiro, típico da Lituânia. Os doces são incrivelmente saborosos, como a torta de frutas vermelhas. O valor das refeições é muito mais barato do que na maioria dos restaurantes europeus de qualidade similar.

 

Entrada do restaurante Forto Dvaras, cidade de Vilnius, Lituânia

 

Uma das cervejas da Lituânia

 

Restaurante Forto Dvaras – ambiente interno

 

Um dos salões do restaurante Forto Dvaras

 

Tradicional sopa de cogumelos

Na cidade Riga, capital da Letônia, visitamos o restaurante Rozengrals, situado bem no centro da cidade, à rua Rozena Iela, número 1050. O estabelecimento é tipicamente medieval e, logo à porta de entrada, encontramos um funcionário vestido a caráter que nos conduziu por uma escada que termina em um amplo salão, com diversos ambientes. Não existe luz elétrica e toda a iluminação é feita por velas e lamparinas, o que deixa o ambiente ainda mais natural, dificultando, porém, a leitura do cardápio. Todos os garçons e demais funcionários estavam vestidos com roupas medievais e os móveis em madeira são bem rústicos. O restaurante serve cervejas e vinhos em canecas de alumínio. O cardápio é bem variado e predomina carnes de caça, como javalis, patos, coelhos, renas, possuindo, também, muitas opções em carnes menos exóticas, como frango, boi e peixe. Alguns pratos são enormes e servem muito bem grupos, como a banda de javali assado. Também, existe uma grande opção de saladas e comida vegana. Optamos por um prato com carne e legumes grelhados que estava muito saboroso. Todas as comidas são servidas em vasilhames típicos e, dentro do restaurante, há uma lojinha que vende os pratos, talheres e travessas. Existe a opção do cardápio em inglês e achei interessante que abaixo de cada prato consta a história do mesmo, sua relação com a vida medieval e a qual século ele está mais associado. Apesar de todo o aparato, o restaurante oferece refeições a preços bem mais baixos dos praticado na maior parte do continente europeu.

 

A porta de entrada do restaurante Rosengrals, em Riga, na Letônia

 

A rua onde está situado o restaurante Rosengrals

 

Ambiente interno do restaurante

Outro restaurante medieval impressionante é o Olde Hansa, na cidade de Tallin, capital da Estônia. Localizado no centro histórico medieval da cidade em um belo edifício antigo, o estabelecimento possui decoração e cardápio inspirados no século XV. Toda a equipe usa vestimentas medievais e, por diversas vezes ao dia, realizam apresentação de música com instrumentos da época. O Olde Hansa está sempre lotado e possui ambiente externo e interno, além de uma loja que vende artigos e comidas típicas. Serve cervejas e vinhos em canecas de cerâmica, o menu é variado e já recebeu diversos prêmios Michelin. Experimentei uma carne grelhada com molho de frutas e cebolas que estava, realmente, divino. Quanto à cerveja, achei-a um pouco adocicada e com forte cheiro de mel. Os garçons são muito atenciosos e orientam sobre a escolha dos pratos. Os preços das refeições são bem justos.

 

Bonito edifício do Olde Hansa, Tallin, Estônia

 

Cervejas servidas em canecas de cerâmica

 

Funcionária com traje típico

 

Apresentação musical no restaurante Olde Hansa

 

Entrada da loja de artigos típicos do Olde Hansa, em Tallin, na Estônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *