Riga: Jardins e Art Nouveau

Riga, capital da Letônia, é a maior e mais populosa das capitais do Báltico. Vibrante, alegre, repleta de jardins, construções interessantes e ruas charmosas. Situada às margens do Mar Báltico, possui história ligada ao comércio e, na Idade Média, foi um dos principais pontos da Liga Hanseática.

A Letônia já foi dominada pela Suécia e, posteriormente, pela Rússia. Foi somente em 1.991 que declarou a sua independência e, desde então, Riga tem ganhado destaque entre as capitais europeias.

Para chegar à Riga vindo(a) de outras regiões do Báltico, como Rússia ou Polônia, o ideal é o transporte de ônibus. Duas linhas são  muito utilizadas: Lux Express e Ecolines. Ambas disponibilizam ônibus modernos  muito confortáveis e vendem passagens pela internet. O ideal é reservar, ao menos, dois dias para explorar a cidade.

A parte da cidade conhecida como Cidade Velha concentra a maior parte das atrações e pode ser percorrida a pé. Portanto, é a localização ideal para se hospedar. Uma sugestão é o Hotel Rixwell Old Palace que fica bem próximo à estação central de ônibus. Para informações e reservas de hotéis, sugiro contatar alessandra@traveltour.com.br.

A Praça da Prefeitura foi construída em 1.334 e no local aconteciam os festivais e, em outro extremo, as execuções de condenados. Nela, está localizada a mais bela edificação da cidade e, na minha opinião, uma das mais bonitas de toda a Europa: a Casa dos Cabeças Pretas. A fachada em degraus, no estilo renascentista alemão, possui emblemas hanseáticos e um relógio astronômico. O nome Cabeças Pretas é devido à associação de comerciantes de mesmo nome que habitavam o edifício.

Diversos restaurantes, bares, cafés e museus estão disponíveis, principalmente, no entorno da Praça da Prefeitura. O idioma letão não é uma barreira, pois o inglês é bem difundido. Convém lembrar que a Letônia utiliza a moeda Euro.

A cidade atrai artistas, arquitetos e profissionais afins, devido ao seu complexo de Art Nouveau, concentrada na região de Klusais Centrs, a 15 minutos de caminhada da Praça da Prefeitura.

 

Ruas tranquilas e charmosas em Riga

 

Estátua no Monumento à Liberdade, conhecida como Milda

 

Jardins nas ruas de Riga

 

Riga

 

Parques e jardins em Riga

 

Riga

 

O impressionante edifício Casa das Cabeças Pretas

 

 

Arquitetura de Riga

 

Igreja Ortodoxa em Riga

 

Art Nouveau em Riga

 

Art Nouveau

 

Art Nouveau

 

Detalhes da Art Nouveau, em Riga

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *