Rijksmuseum

Rijksmuseum ou Museu do Estado Nacional dos Países Baixos está localizado em Amsterdam, na Praça dos Museus. O acervo teve início em 1800 na cidade holandesa de Haia, mas, pouco tempo depois, foi transferido para Amsterdam, por ordem do irmão de Napoleão Bonaparte, Louis Napoleon.

O que primeiro chamou a nossa atenção é a imponência do prédio, em estilo gótico e renascentista. Entre 2003 e 2013, o local passou por extensa reforma, com incorporação de novos pavilhões e a remodelação do hall de entrada que ganhou novas luminárias.

O acervo conta com mais de 8000 itens, distribuídos em 4 andares e de forma cronológica, o que facilita o entendimento histórico por parte dos visitantes. A visita ao Rijskmuseum é uma excelente oportunidade para conhecer as obras de Rembrandt, um dos maiores pintores da história da arte mundial – considerado, por muitos, o maior pintor de todos os tempos. A sua mais importante obra exposta no Museu é “A Ronda Noturna”. O quadro, em óleo sobre tela, possui 3,80 por 4,54 metros e foi pintado entre 1639 e 1642 – retratando a guarda cívica de Amsterdam. Em 1975, a obra foi vandalizada por uma pessoa em sofrimento psiquíco e, posteriormente, restaurada com êxito.

Outras importantes obras estão expostas, como os quadros de Vermmer, Hals e Jan Streen. É impressionante a beleza e suavidade do quadro de Vermeer, intitulado “A Leiteira” e pintado em 1638.

De frente ao Museu está localizado o Monumento com as famosas letras “I Amsterdam“, muito procurado pelos turistas para fotos e onde, no inverno, fica instalada a badalada pista de patinação no gelo da cidade. O Rijksmuseum é um ótimo ponto de referência para hospedagem próxima. Apesar da região ser bastante movimentada, é menos do que os locais mais centrais próximos ao grande canal.

 

Fachada do Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

 

Vista do Museu

 

I Amsterdam, de frente ao Museu

 

Interior do Museu

 

Interior do Museu

 

Hall de entrada do Museu

 

O quadro A Ronda Noturna, de Rembrandt

 

A Ronda Noturna, de Rembrandt

 

A Leiteira, de Vermeer

 

Casal em um Jardim, pintado por Hals, em 1622 – Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *