Rothenburg Ob Der Tauber

A cidadezinha de Rothenburg Ob Der Tauber (Fortaleza Vermelha sobre o rio Tauber) está localizada na região da Baviera, Alemanha, entre Frankfurt e Munique, na chamada Rota Romântica. O lugarejo medieval foi fundado por volta de 1270, possui 10 mil habitantes e é um dos mais encantadores da Europa.

O que primeiro chama a atenção do visitante é a sua bela muralha, bem conservada, com paredões de 10 metros de altura, arcos imponentes e algumas partes cobertas. De sua parte mais elevada, é possível ter uma magnífica vista da cidade, bem como caminhar contornando a cidade. Rothenburg possui um maravilhoso conjunto arquitetônico com ruelas, casas típicas e becos.

Um dos locais mais belos da cidade é o Plonlein: praça triangular formada pelo entroncamento de ruas estreitas, com lindas casas, o Portão de Kolbozeler Tor e a torre Siebersturm (do ano de 1385 – parecendo cenário de conto de fadas). A região fica repleta por turistas, buscando o melhor ângulo para as fotos. Apesar de pequena, Rothenburg recebe cerca de 8 mil turistas por dia!

Passeando pela cidade, é possível deparar com diversas lojinhas de artesanato natalino, em qualquer época do ano, e incríveis lugares para saborear a gastronomia da Baviera. Com tanta gente circulando pelas ruas, Rothenburg parece estar sempre em festa. Outro interessante ponto de parada está no Museu do Crime e Punições Medievais que possui objetos e artefatos que eram usados para torturas, bem como registros com códigos de postura da época. A Igreja de St. Jacob merece ser visitada, também: luterana, ocupa um belo prédio no centro da cidade, com seu interior simples, mas muito harmonioso.

Todos os caminhos levam à principal praça de Rothenburg: a Praça do Mercado ou Marktplatz, onde funcionava um importante posto de troca de mercadorias, na época medieval. Atualmente, o local possui lojas, cafés e restaurantes, chamando a atenção o bonito prédio da prefeitura, denominado Rathaus (construção gótica com uma torre de 50 metros de altura).

Apesar de um dia ser suficiente para conhecer a cidade, o ideal é passar mais tempo para apreciar com mais calma a atmosfera encantadora do lugar e aproveitar a noite, depois da evasão dos turistas.

Para os amantes do tema natalino, Rothenburg é o paraíso. São fabricados, por lá, os enfeites de Natal mais famosos e cobiçados da Europa. A Loja Kathe Wohlfahrt é a maior e a mais famosa e, mesmo que o visitante não tenha intenção de comprar nada, vale à pena a visita para conhecer os seus mais de 30000 itens expostos e um museu com objetos antigos e tradicionais do Natal alemão (no primeiro andar).

 

A Muralha de Rothenburg, Alemanha

 

Detalhes da Muralha

 

Entrada da cidade de Rothenburg

 

Rothenburg

 

Um dos lugares mais encantadores da cidade: Plonlein

 

Plonlein

 

A bela Rothenburg

 

A Praça do Mercado e prédio da Prefeitura

 

Vitrine de guloseimas típicas

 

Entrada da famosa loja de produtos natalinos

 

Interior da loja

 

Museu de Natal que funciona no primeiro andar da loja de produtos natalinos, Rothenburg, Alemanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *