San Gimignano

Conhecida com umas das cidades italianas mais charmosas da região da Toscana, San Gimignano foi fundada no século XII e ganhou notoriedade como importante polo comercial. Com a epidemia da peste de 1348 e novas rotas desbravadas pelos peregrinos, San Gimignano foi, aos poucos, perdendo a importância. Com cerca de oito mil habitantes, a cidade conservou muito bem a arquitetura medieval e, praticamente, mantém o mesmo antigo entorno. Colonizada por nobres, chegou a possuir diversas torres e, atualmente, despontam no horizonte treze dessas, onde somente a Torre Grossa está aberta à visitação.

Além dessas, o que encanta em San Gimignano é a calmaria e o charme das suas labirínticas ruas, com calçadas bem preservadas e bela arquitetura. Na Piazza del Duomo há muitas construções históricas, como o Palácio Vecchio del Podestá, do ano de 1239. A Praça do Poço marca o centro da cidade antiga e é ponto de encontro, devido aos bares e restaurantes. A principal igreja da cidade, a de Santo Agostinho, possui uma fachada muito simples que contrasta com o seu interior todo decorado no estilo rococó. O Museu Civico é um pequeno museu localizado na Piazza del Duomo que guarda importante acervo de pintores italianos.

San Gimignano está localizada a, apenas, uma hora e meia de Florenza e é de fácil acesso por trem ou ônibus. É, portanto, uma ótima opção de passeio de um dia. Possui artesanato e gastronomia bem típicos da região da Toscana, mas a iguaria mais famosa da cidade é o sorvete que já foi ganhador de diversos prêmios internacionais. No verão, as gelaterias mais tradicionais formam longas filas de turistas para experimentar os diversos e inusitados sabores. Achei o sorvete de San Gimignano um dos melhores do mundo!

 

San Gimignano, Itália

 

Ruas de San Gimignano

 

Ruas de San Gimignano

 

Igreja de Santo Agostinho e uma das torres da cidade

 

Igreja de Santo Agostinho

 

Charme de San Gimignano

 

A cidade possui muitas e interessantes lojas de artesanato

 

Um dos becos de passagem ligando uma rua a outra

 

Bela arquitetura e a entrada de uma famosa gelateria

 

Vista da cidade e a Torre Grossa

 

Praça do Poço, San Gimignano, Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *