Conhecida com umas das cidades italianas mais charmosas da região da Toscana, San Gimignano foi fundada no século XII e ganhou notoriedade como importante polo comercial. Com a epidemia da peste de 1348 e novas rotas desbravadas pelos peregrinos, San Gimignano foi, aos poucos, perdendo a importância. Com cerca de oito mil habitantes, a cidade conservou muito bem a arquitetura medieval e, praticamente, mantém o mesmo antigo entorno. Colonizada por nobres, chegou a possuir diversas torres e, atualmente, despontam no horizonte treze dessas, onde somente a Torre Grossa está aberta à visitação.
Além dessas, o que encanta em San Gimignano é a calmaria e o charme das suas labirínticas ruas, com calçadas bem preservadas e bela arquitetura. Na Piazza del Duomo há muitas construções históricas, como o Palácio Vecchio del Podestá, do ano de 1239. A Praça do Poço marca o centro da cidade antiga e é ponto de encontro, devido aos bares e restaurantes. A principal igreja da cidade, a de Santo Agostinho, possui uma fachada muito simples que contrasta com o seu interior todo decorado no estilo rococó. O Museu Civico é um pequeno museu localizado na Piazza del Duomo que guarda importante acervo de pintores italianos.
San Gimignano está localizada a, apenas, uma hora e meia de Florenza e é de fácil acesso por trem ou ônibus. É, portanto, uma ótima opção de passeio de um dia. Possui artesanato e gastronomia bem típicos da região da Toscana, mas a iguaria mais famosa da cidade é o sorvete que já foi ganhador de diversos prêmios internacionais. No verão, as gelaterias mais tradicionais formam longas filas de turistas para experimentar os diversos e inusitados sabores. Achei o sorvete de San Gimignano um dos melhores do mundo!










