Santa Maria del Fiore: Beleza e Arte na Toscana

A Europa é repleta de belíssimas catedrais que são verdadeiras testemunhas da história e manifestações artísticas importantes, como as da época do Renascimento. Uma das mais lindas e representativas é a de Santa Maria del Fiore, localizada ao centro da cidade de Florença, na região da Toscana, Itália.

A grandiosa catedral, a quarta maior da Europa, destaca-se na paisagem. Mais conhecida como “Duomo“, devido à sua enorme cúpula, teve o início de construção em 1296, entretanto, estendeu-se por quase dois séculos até a finalização da cúpula e, ainda assim, diversas adaptações foram e são feitas até os dias atuais. A cúpula de tijolos alaranjados é uma verdadeira maravilha arquitetônica, construída sem andaimes, com o interior revestido de afrescos que retratam o juízo final.

Além da cúpula, chama a atenção a harmoniosa fachada neogótica, toda revestida em mosaicos de mármores, nas cores branca, verde e rosa. O interior é um pouco austero com diversos arcos, colunas e belos vitrais. O campanário, também revestido em mármore, possui cerca de 83 metros de altura. Figuras famosas da época, como Dante, foram batizados nessa igreja. No batistério, o que é mais famoso e impressionante é o seu portão, formado por 10 painéis de bronze, em auto relevo, relatando passagens bíblicas. A obra de Lorenzo Ghiberti é considerada uma das mais representativas do Renascimento e inovadora quanto à perspectiva de profundidade. Na realidade, o que está atualmente exposta é uma réplica do original que faz parte do acervo do museu de Berlim.

O local está sempre cheio de turistas, transeuntes e enormes filas se formam para entrar na catedral ou subir ao campanário. O melhor horário para apreciá-la, com calma, é ao início da noite, quando os grupos de turistas já se dispersaram e, além do mais, a temperatura está mais amena. Do Duomo partem ruelas charmosas da cidade, repletas de lojinhas, restaurantes e cafés.

 

Santa Maria del Fiore, destacando na paisagem de Florença, Itália

 

Catedral de Santa Maria del Fiore

 

Belíssima fachada lateral

 

Grandiosidade do Duomo

 

Detalhe da fachada anterior

 

A maravilhosa cúpula

 

Campanário

 

Batistério

 

Batistério

 

Portão em bronze do batistério

 

Vista do Duomo

 

Fachada anterior e o campanário da catedral Santa Maria del Fiore, Florença, Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *